Lula x o Incrível Hulk: A falta de atitude do presidente que partiu o coração de Mark Ruffalo
Na última quarta-feira (10), o ator norte-americano Mark Ruffalo, que interpreta o super-herói Hulk, da Marvel, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em sua conta do X (antigo Twitter), o astro que apoiou Lula nas eleições afirmou que fica de “coração partido” ao ver a falta de planos concretos para proteger a Amazônia, na Declaração de Belém.
You’re one of my heroes, @LulaOficial, but it breaks my heart to see the Belém Declaration has no concrete goals to protect the rainforest #AmazonSummit.
The Amazon emergency is a climate emergency, and we can’t afford any delays.
— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) August 10, 2023
Ruffalo disse ainda que a questão da Amazônia é uma emergência climática “e não podemos nos permitir atrasos”.
E continuou “felizmente, sob sua liderança, esta cúpula finalmente estabeleceu as principais proteções para os povos indígenas. Obrigado por ouvir as vozes daqueles que estão na linha de frente da emergência climática. Mas isso por si só não vai parar o colapso da Amazônia”.
Hulk x Lula: Declaração de Belém
Em resposta ao ator, o presidente, também via X, disse que proteger a floresta é realmente um desafio imenso e que a Cúpula da Amazônia reuniu países da região de forma inédita para isso. Além disso, Lula afirmou que o protocolo lançado foi um passo a mais em uma trajetória de transformação.
Proteger a floresta é realmente um desafio imenso. A Cúpula da Amazônia reuniu países da região de forma inedita para isso. Foi um passo a mais em uma trajetória para transformar a região com um modelo que combina desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. https://t.co/sWGxr9Yqsm
— Lula (@LulaOficial) August 13, 2023
Segundo Lula, a vitória nas eleições de 2022 foi fundamental para acabar com a anarquia e promoção de crimes ambientais na região pelo governo anterior. “O povo brasileiro se manifestou de forma soberana pelo fim da destruição da Amazônia”.
Ainda na rede social, o presidente disse que a Declaração de Belém conta com uma série de compromissos, com planos que vão criar bases fluviais e terrestres.
“É o ponto de partida para a construção de um consenso em torno da proteção da Amazônia. E os países da América do Sul estão conscientes dessa importância”.