Lula x Bolsonaro: Veja como será o debate na Globo
Hoje acontece o último embate entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de domingo (30). Os candidatos participarão do debate organizado pela TV Globo, marcado para às 21h30.
O debate será dividido em cinco blocos. Veja como será a dinâmica de cada um deles:
- 1º bloco: 30 minutos de debate com tema livre. Cada candidato terá que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Bolsonaro é quem abre o bloco;
- 2º bloco: 20 minutos de debate com temas determinados, dividido em duas rodadas de 10 minutos. Cada candidato terá direito a escolher um dos temas definidos. Os candidatos terão 5 minutos de fala para cada uma das rodadas. Lula é quem abre o bloco;
- 3º bloco: 30 minutos de debate com tema livre. Os candidatos terão que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas e respostas. Lula é quem abre o bloco;
- 4º bloco: duas rodadas de 10 minutos com temas definidos. Bolsonaro é quem abre o bloco;
- 5º bloco: Cada candidato fará as suas considerações finais. Lula é o primeiro e Jair Bolsonaro, o segundo.
Foi feito um sorteio para definir a ordem em que os candidatos farão as perguntas em cada bloco e as considerações finais. Estavam presentes representantes das campanhas dos dois candidatos.
O debate será mediado pelo jornalista William Bonner e transmitido ao vivo pela TV Globo, pela GloboNews e pelo G1.
Primeiro turno
O debate do primeiro turno durou mais de três horas e, segundo analistas, teve “muito meme e pouco conteúdo”.
Para o cientista político e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rodrigo Prando, a candidata do MDB, Simone Tebet, teve o melhor desempenho.
Já o ex-presidente Lula foi um dos principais alvos. Além de Jair Bolsonaro, o candidato padre Kelmon, do PTB, Luiz Felipe D’avila, do Novo, e Ciro Gomes, do PDT, também centraram fogo no ex-presidente, principalmente nos escândalos de corrupção.
Concessão
Vale destacar que a TV Globo e o governo Bolsonaro estão em um embate próprio para renovar a concessão da emissora.
No começo do mês, acabou a validade da concessão do Grupo Globo para cinco emissoras da empresa no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife.
Embora tenha entrado com o pedido de renovação por mais 15 anos no Ministério das Comunicações no dia 20 de setembro, Jair Bolsonaro ainda não liberou a renovação.
No passado, o presidente já chegou a ameaçar que criaria obstáculos para impedir a continuidade das transmissões da companhia.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!