Lula x Banco Central: Mexer na meta de inflação será o maior erro do presidente
Por Josué Guedes*
“Se fizer, será um dos maiores erros de política econômica que a gente já teve no país.” O erro a que se refere Daniel Leichsenring, economista-chefe da Verde, é a proposta, ainda apenas no campo das especulações, de modificar a meta de inflação do Banco Central (BC).
Fixadas para 2023 e 2024, em 3,25% e 3%, respectivamente, a meta de inflação passou a ser alvo de críticas do atual governo nos últimos dias, porque alterá-la permitiria o BC trabalhar com uma taxa de juros mais baixa, o que agrada Lula.
Banco Central segue firme no objetivo de conter a inflação
Segundo o presidente, “não existe nenhuma justificativa, nenhuma justificativa, para que a taxa de juros esteja, neste momento, a 13,5%. É só ver a carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juros”.
Por outro lado, Roberto Campos, presidente do BC, e o Copom, discordam e por isso mantiveram a Selic na última reunião do comitê acima de 13%. Seu objetivo com esse nível de taxa de juros é fazer a inflação convergir para meta, algo que não foi possível nos últimos dois anos.
Independentemente da sua visão sobre a proposta de revisar a meta, a verdade é que o assunto tem o efeito contrário pretendido por aqueles que desejam baixar os juros…
…Clique aqui para ler o texto completo.
*Josué Guedes é cofundador do Market Makers.