Política

Lula volta a defender comércio sem dólar e quer discutir assunto em cúpula dos Brics

23 jun 2023, 10:17 - atualizado em 23 jun 2023, 10:17
Macro, Política, Lula
“Precisamos parar de fazer proselitismo com recursos internacionais. Por isso estou otimista com Banco dos Brics, com a discussão de moeda de comércio”, disse Lula (Imagem: Lewis Joly/Pool via REUTERS)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta sexta-feira, durante uma cúpula financeira global em Paris, que os países façam comércio bilateral sem utilizar o dólar e disse que pretende levar este tema para discussão na próxima reunião dos Brics.

O grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul tem encontro marcado para agosto em Johanesburgo.

“É preciso criar novas moedas para a gente fazer comércio. Por que Brasil e Argentina têm que fazer comércio em dólar? Essa discussão está na minha pauta e, se depender de mim, vai acontecer na reunião dos Brics e na reunião do G20, que tem que ter mais países africanos”, disse Lula durante discurso na Cúpula do Novo Pacto de Financiamento, realizada na capital francesa.

  • Com o balde de água fria do Copom nas perspectivas de corte da Selic, como ficam os setores mais sensíveis à taxa de juros? Uma ação de incorporadora pode abrir oportunidade para ganhar dinheiro com este cenário, descubra qual é aqui. Inscreva-se no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.

Lula tem defendido que os países possam fazer comércio em moedas alternativas ao dólar, em uma medida que tiraria poder dos Estados Unidos, especialmente a capacidade norte-americana de impor sanções econômicas.

“Precisamos parar de fazer proselitismo com recursos internacionais. Por isso estou otimista com Banco dos Brics, com a discussão de moeda de comércio”, acrescentou Lula.

Ainda em Paris, Lula terá nesta sexta um almoço de trabalho com o presidente da França, Emmanuel Macron. O presidente disse que pretende discutir com seu homólogo francês uma resolução aprovada no Parlamento do país europeu contrária a um acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

Também no discurso durante a cúpula financeira em Paris, Lula disse que a carta adicional enviada pela UE ao Mercosul sobre o possível acordo comercial entre os dois blocos impossibilita o pacto de ser firmado.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar