Política

Lula vê Catar como porta de entrada para diversificar negócios com o Oriente Médio; confira

30 nov 2023, 11:46 - atualizado em 30 nov 2023, 11:46
Lula, Catar, COP 28
Presidente Lula e Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani. (Imagem: PR/ Ricardo Stuckert)

Nesta quinta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou o interesse em estreitar as relações comerciais com os catarianos, durante discurso na abertura do Fórum Econômico Brasil Catar.

O presidente enxerga que a parceria pode ser uma porta de entrada para a diversificação de negócios com o Oriente Médio.

“O Catar é, atualmente, uma de nossas principais portas de entrada para negócios com o Oriente Médio e conta com vibrante empresariado com intenso interesse pelo Brasil”, afirmou.

Lula ressaltou que enxerga boas oportunidades nos campos de defesa, aviação e autopeças. “Há amplo espaço para diversificação de nossa pauta comercial com produtos de maior valor agregado, como autopeças, produtos de defesa e aeronaves da EMBRAER – como o C-390 que me trouxe a Doha”, exemplificou.

  • S&P está próximo de bater as máximas do ano: O céu é o limite? Veja como aproveitar a alta no Giro do Mercado desta quinta-feira (30), é só clicar aqui e assistir:

Ainda, o presidente se encontrou com o Emir do Catar, Xeque Tamim bin Hamad al-Than.

“Encontrei o Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani. Entre os assuntos, as relações comerciais e de investimento crescentes entre Brasil e Catar e a paz no mundo. Agradeci o Emir pelo seu grande esforço pelo cessar-fogo e libertação de reféns entre Israel e Hamas, e a ajuda dele na liberação dos brasileiros em Gaza”, postou o presidente Lula no X, antigo Twitter.

Durante o encontro, o Emir afirmou ter interesse em ampliar os investimentos bilaterais entre os países. Além disso, aceitou convite do presidente Lula para uma visita ao Brasil em 2024 e para auxiliar na Presidência brasileira do G20, que tem início nesta sexta-feira (1).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula na COP 28

Nesta quinta-feira (30), o presidente também participa da COP 28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

“Saindo do Catar e chegando nos Emirados Árabes, para a COP28. Os países do mundo e milhares de representantes da sociedade civil e empresas privadas reunidos para tratar de um dos temas mais urgentes: o combate às mudanças climáticas, que já estão sendo sentidas em nosso país”, afirmou Lula em publicação no X.

“Na COP 28, lançarei um chamado à ação e à ambição no enfrentamento à crise climática. Estou certo de que o Catar também poderá ser um aliado importante nessa agenda”, declarou o presidente.