Economia

Lula vai confirmar primeiros ministros e Haddad pode estar na lista: Veja o que movimenta a sexta-feira

09 dez 2022, 8:28 - atualizado em 09 dez 2022, 8:28
Lula
Lula adiantou a divulgação de dos nomes de alguns ministros. A data prevista para o anúncio da lista era 13 de dezembro. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O grande dia chegou! Não, não estamos falando do jogo do Brasil contra a Croácia que vai garantir um lugar para as semifinais da Copa do Mundo de 2022. Estamos falando da entrevista marcada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para divulgar o nome dos seus primeiros ministros.

Lula estava planejando anunciar os nomes só na semana que vem, após a sua diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na segunda-feira (12). No entanto, ele achou melhor colocar articuladores políticos em jogo para darem um empurrão nas negociações da PEC de Transição.

Na lista de nomes, é esperado que esteja o ex-ministro e ex-prefeito Fernando Haddad para assumir o Ministério da Economia. Já o senador Flávio Dino deve ficar responsável pela pasta de Justiça, enquanto o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro vai para a Defesa.

Também não estão descartados o deputado Floriano Pesaro para a secretaria-geral da Presidência; o governador da Bahia, Rui Costa, para a Casa Civil; e o embaixador Mauro Vieira para o Itamaraty.

Confira outros destaques desta sexta-feira (9):

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Economia

Antes da coletiva de imprensa do Lula, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro.

As expectativas são de uma nova alta na inflação em volta do patamar de 0,50%. No mês anterior, o indicador avançou 0,59% após três quedas consecutivas.

Ao 12h, o mercado deve reduzir os negócios com o jogo do Brasil.

Confira a agenda dos indicadores desta sexta-feira (9):

Horário País Indicador
09h Brasil Índice de preços ao consumidor amplo (novembro)
10h30 EUA Índice de preços ao produtor
16h Argentina Índice de preços ao consumidor (novembro)