Política

Lula vai a reduto político iniciar campanha de 2º turno, Bolsonaro foca em Minas

06 out 2022, 9:36 - atualizado em 06 out 2022, 9:36
Lula e Bolsonaro
As campanhas começam de fato, com viagens e eventos de rua, depois de os dois postulantes ao Planalto focarem na conquista de apoios nos primeiros dias após o primeiro turno e após as duas primeiras pesquisas sobre a disputa (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Em meio à divulgação das primeiras pesquisas sobre o segundo turno da eleição presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciará a nova fase da campanha em seu reduto político, São Bernardo do Campo, e o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) centrará fogo em Minas Gerais, Estado-chave em que perdeu para Lula no domingo.

As campanhas começam de fato, com viagens e eventos de rua, depois de os dois postulantes ao Planalto focarem na conquista de apoios nos primeiros dias após o primeiro turno e após as duas primeiras pesquisas sobre a disputa.

Veja abaixo destaques do cenário eleitoral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula nas origens

Assim como fez na largada da campanha no primeiro turno, Lula inicia os eventos de rua nesta segunda rodada da campanha em São Bernardo do Campo, cidade na qual despontou para o cenário político nacional como líder sindical na década de 1970.

Ele fará uma caminhada ao lado do candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, que sofreu um resultado inesperado no domingo, ficando atrás do candidato bolsonarista Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), seu adversário no segundo turno no Estado.

Bolsonaro à mineira

Também como fez na largada da campanha de primeiro turno em agosto, o candidato à reeleição fará seu primeiro evento de campanha nesta nova etapa em Minas, depois de conquistar o apoio do governador reeleito do Estado, Romeu Zema (Novo).

Minas foi o único Estado da Região Sudeste em que Lula derrotou Bolsonaro no domingo. O petista teve 48,29% dos votos válidos do eleitorado mineiro, enquanto o postulante à reeleição teve 43,60%, uma vantagem de 563 mil votos para o ex-presidente.

O Estado é visto como fundamental para as pretensões de virada de Bolsonaro. Desde a redemocratização todos os presidentes eleitos foram os mais votados em Minas.

Primeiras pesquisas

Na quarta-feira, o Ipec divulgou a primeira pesquisa sobre o segundo turno das eleições presidenciais e colocou Lula com 51% das intenções de voto contra 43% de Bolsonaro.

Na manhã desta quinta, levantamento do PoderData mostrou uma disputa mais apertada: Lula com 48% e Bolsonaro com 44%.

Na tarde desta quinta a primeira sondagem Genial/Quaest sobre o segundo turno da eleição presidencial será divulgada.

Os institutos de pesquisa têm sido alvos de críticas desde o domingo por terem, nos levantamentos divulgados no sábado, subestimado a votação que Bolsonaro recebeu nas urnas. Lula venceu o primeiro turno com 48,43% dos votos válidos contra 43,20% do atual presidente.

PRÓXIMAS PESQUISAS ELEITORAIS
Genial/Quaest – 6 de outubro, quinta-feira
Datafolha – 7 de outubro, sexta-feira
Ipec – 10 de outubro, segunda-feira
Ipespe – 11 de outubro, terça-feira
ÚLTIMAS PESQUISAS DIVULGADAS
PODERDATA
Divulgada em 6 de outubro
Margem de erro: 1,8 ponto percentual
Lula (PT): 48%
Bolsonaro (PL): 44%
Brancos e nulos: 6%
Indecisos: 2%
IPEC
Divulgada em 5 de outubro]
Margem de erro: 2 pontos percentuais
Lula (PT): 51%
Bolsonaro (PL): 43%
Brancos e nulos: 4%
Indecisos: 2%

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!