Lula transfere mais votos para Marina do que Haddad, mostra nova pesquisa
De acordo com a pesquisa eleitoral do BTG Pactual, divulgada hoje (27), a prisão de Lula não é o único grande obstáculo para o PT nesta eleição; de acordo com a pesquisa, realizada nos 27 estados do país, a transferência dos votos do ex-presidente para Fernando Haddad é de apenas 12%, enquanto Marina herda 17% dos eleitores de Lula.
Isso não quer dizer que Haddad tem 12% de intenção de votos; apenas que 12% das pessoas que votariam em Lula têm intenção de votar no ex-prefeito de São Paulo. A intenção de votos de Haddad é de 5%, tecnicamente empatado com João Amoêdo, do NOVO, que é o candidato menos conhecido pelo público, segundo a pesquisa.
O cruzamento de informações compara como votariam as pessoas que escolheram votar em Lula no cenário no qual o líder petista estava disponível. Caso Lula não seja um dos candidatos, a maior parte de seus eleitores optaram por Marina Silva, da Rede, com Haddad em segundo. Já 9% optariam por Jair Bolsonaro, do PSL, cuja égide governamental é praticamente oposta à de Lula. 25% dos eleitores de Lula, entretanto, não votariam em nenhum dos candidatos, enquanto 8% votariam nulo.
Mas além da intenção de votos, foi feita também uma pesquisa de rejeição a Fernando Haddad, caso Lula o apoiasse. Nesse caso, 64% dos eleitores de Lula não votariam em Haddad de jeito nenhum, enquanto 18% votariam com certeza e 13% talvez votariam, quem sabe.
Pesquisa Eleitoral Btg Pactual Para Presidente – Rodada Fs1 (Divulgação 27.08.2018) by Gustavo José Endler Kahil on Scribd