Posse de Lula

Lula toma posse para terceiro mandato como presidente da República

01 jan 2023, 15:31 - atualizado em 01 jan 2023, 15:34
Lula e Alckmin assinaram o termo de posse no Congresso Nacional

As 15h10 deste domingo, dia 1 de janeiro de 2023, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o livro de posse e foi empossado pela terceira vez como presidente da República. Lula agora deixa de ser presidente eleito e passa a ser oficialmente presidente do Brasil.

Depois de desfilar em carro aberto na companhia de seu agora vice-presidente empossado Geraldo Alckmin e das respectivas esposas Rosângela Silva e Lu Alckmin, Lula foi recebido no Congresso Nacional pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) e o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP).

Depois de muitos cumprimentos, Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin fizeram o juramento de cumprir a Constituição e assinaram seus termos de posse em sessão comandada pelo presidente do Congresso.

Também assinaram o livro Augusto Aras, procurador-Geral da República, Rosa Webber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Lira, Pacheco e Luciano Bivar, primeiro-secretário do Congresso Nacional.

Durante o procedimento de assinatura do documento, Lula lembrou que nas duas primeiras vezes pegou emprestada uma caneta já que havia esquecido a sua, mas que dessa vez, propositalmente, emprestou a caneta de Wellington Dias ao fazer um elogio às pessoas do estado do Piauí, estado que deu a maior vantagem de votos para Lula nessas eleições.