Lula testa força e Ibovespa (IBOV) mantém atenção nesta quarta (19); índice abre em queda
O Ibovespa (IBOV) recua nesta quarta-feira (19), em semana de negociação encurtada pelo feriado de Tiradentes, após fechar em alta de 0,14% no último pregão.
Por volta das 10h05, o índice à vista tinha queda de 0,75%, aos 105.365 pontos. No mesmo horário os índices acionários futuros em Nova York queda.
O tema de atenção dos investidores no dia é a entrega do novo arcabouço fiscal ao Congresso, que foi apresentado pelo Ministério da Fazenda na véspera.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
A aprovação da nova regra fiscal é o primeiro teste de força do atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva com a Câmara dos Deputados e Senado, compostos majoritariamente por membros da oposição.
O mercado demonstrou algumas preocupações em relação ao texto, principalmente porque a proposta permite um aumento de gastos, sem a contraparte das receitas.
Lá fora, além dos índices acionários de Nova York, os mercados internacionais também operam em queda, com os investidores resgatando o temor com a inflação.
A recuperação recente dos mercados globais estava amparada em expectativas relacionadas à inflação e aos juros, mas o índice de preços ao consumidor (CPI) na Europa colocou em xeque a perspectiva do fim do ciclo de alta do juros pelos principais bancos centrais em breve.
*Com Juliana Américo e Olívia Bulla