Lula tem 45% dos votos e Bolsonaro chega a 23%, diz pesquisa Quaest/Genial; Moro e Ciro pontuam 7%
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato ao Planalto pelo PT, segue na liderança das intenções de votos dos brasileiros, segundo a mais recente pesquisa mais Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (9).
Lula varia entre 45% a 47% das intenções de voto, enquanto que o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição, tem de 23% a 26%.
A chamada terceira via ainda não decolou, segundo a pesquisa. Nem o ex-juiz Sérgio Moro nem o governador de São Paulo João Dória (PSDB) estão conseguindo arrebatar o voto dos eleitores, mostra o levantamento.
Em diversos cenários, Moro se manteve entre 7% e 9% da preferência do eleitorado, mas o ex-governador Ciro Gomes (PDT) voltou a encostar. Já Dória oscila entre 2% e 3%.
Quando os entrevistados são provocados a responder se não pretendem mais mudar sua escolha, a polarização fica ainda mais evidente.
No total, 58% dos eleitores dizem que já têm candidato em definitivo, e 40% afirmam que ainda podem mudar de ideia.
Entre os apoiadores de Bolsonaro, 65% dizem que é a escolha final, contra 35% que ainda não tem certeza. Entre os apoiadores de Lula, esse número é de 74% convictos e 25% que não se mostram tão certos.