Eleições 2022

Lula sobre 2º turno: “Isso, pra gente, é só uma prorrogação; vamos ganhar a eleição”

02 out 2022, 22:40 - atualizado em 02 out 2022, 22:40
Lula eleições eleição 2022 segundo turno coletiva imprensa pronunciamento vídeo
Água fria: parte dos aliados de Lula acreditava em vitória já no primeiro turno das eleições (Imagem: Reprodução/ TVT)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um breve pronunciamento à imprensa, por volta das 22h deste domingo (02), quando ficou confirmado que disputará o segundo turno das eleições com o atual ocupante do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PL).

Acompanhado por figuras de destaque do petismo, como a ex-presidente Dilma Rousseff, Lula procurou mostrar que vê com tranquilidade a realização de mais um turno. “Isso, pra gente, é só uma prorrogação”, afirmou. “Durante toda a campanha, estávamos na frente das pesquisas. Sempre achei que a gente ia ganhar as eleições, e vamos ganhar”, acrescentou.

  • ESPECIAL ELEIÇÕES | Dividendos em risco: Lula, Bolsonaro, Ciro e Simone Tebet querem taxar seus proventos e podem atacar sua estratégia de renda extra em 2023; veja o que esperar e como se proteger num material gratuito que liberamos para você. Basta clicar aqui

Diante da frustração de parte de seus apoiadores, que esperavam uma vitória já no primeiro turno, o ex-sindicalista procurou mostrar o resultado deste domingo como uma vitória. “Para entender o que vivemos hoje, a gente tem que lembrar do que estava acontecendo há quatro anos”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assista à declaração de Lula à imprensa, após o primeiro turno das eleições

“Eu era tido como um ser humano jogado fora da política”, prosseguiu, aludindo ao momento em que estava preso na Polícia Federal de Curitiba e teve sua candidatura cassada pela Justiça Eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa, que proíbe que condenados em segunda instância concorram a cargos eletivos. “Eu disse que a gente ia voltar mais forte, e a gente voltou”.

Lula quer confronto direto com Bolsonaro no segundo turno das eleições

Segundo o petista, o segundo turno será a oportunidade de debater os problemas dos brasileiros e de travar um embate franco com Bolsonaro. “Será importante para ter um debate tête-à-tête com o presidente, para saber se ele continuará contando mentiras ou vai falar a verdade”, disparou.

Como munição, Lula diz que deseja comparar o que fez em seus oito anos de governo com o que o ex-capitão realizou nos últimos quatro anos. “Eu nunca ganhei uma eleição no primeiro turno. Sempre venci no segundo turno”, recordou.

Para ele, a próxima rodada da campanha, até o dia 30 de outubro, quando será realizado o segundo turno das eleições, servirá para amadurecer um amplo leque de alianças que mostre, aos eleitores, como o país será governado, caso vença. “A luta continua até a vitória final”, resumiu.