Lula sobe para 44% e Bolsonaro cai para 26% na intenção de votos, diz pesquisa Ipespe
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente da corrida presidencial com 44% das intenções de voto na pesquisa estimulada — quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos, de acordo com a pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (24).
O presidente Jair Bolsonaro (PL), que pleiteia a reeleição, vem na sequência com 26% dos votos.
Na comparação entre os dois candidatos com a última pesquisa Ipespe, Lula registrou aumento de intenção de voto de 43% para 44%, enquanto que Bolsonaro perdeu terreno de 28% para 26%.
Ainda assim, não é possível fazer uma comparação do desempenho dos pré-candidatos em relação à pesquisa anterior, divulgada há duas semanas, já que há diferença na lista de nomes apresentados como opções.
Os ex-ministros Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) aparecem com 9% e 7%, respectivamente —de acordo com os critérios da pesquisa ambos estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 2%. A seguir vêm Eduardo Leite (PSDB), Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Felipe D’Ávila (Novo), todos com 1%.
Doria, Leite, Tebet, Janones e D’Ávila empatam dentro da margem com Ciro, mas não com Moro.
Veja a seguir o resultado do cenário testado para o 1º turno:
Lula (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 26%
Sergio Moro (Podemos): 9%
Ciro Gomes (PDT): 7%
João Doria (PSDB): 2%
Eduardo Leite (PSDB): 1%
Simone Tebet (MDB): 1%
André Janones (Avante): 1%
Felipe D’Ávila (Novo): 1%
Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 7%
Não sabe/não respondeu: 2%.