Agenda do Dia

Lula se reúne com Campos Neto pela 1ª vez desde posse; veja a agenda desta quarta-feira (27)

27 set 2023, 8:14 - atualizado em 27 set 2023, 8:38
Lula
Lula e Roberto Campos Neto se reunirão no fim da tarde desta quarta-feira (27) (Imagem: Agência Brasil/Montagem Felipe Alves)

Nesta quarta-feira (27), o presidente Lula se reúne com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pela primeira desde que tomou posse. O encontro ocorrerá no fim da tarde, em audiência com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O único encontro de Lula com Campos Neto ocorreu durante e transição de governo, no ano passado. Apesar da falta de encontros, a relação entre os líderes foi marcada por conflitos, principalmente acerca do patamar elevado a taxa Selic, que teve seu primeiro corte em mais de três anos em agosto deste ano.

No entanto, o encontro deve buscar melhora na relação. Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a Selic pela segunda vez seguida, em 0,5 ponto percentual, levando a taxa básica a 12,75% ao ano.

Lula é o primeiro presidente a iniciar o governo com a vigência da autonomia do Banco Central, sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro no início de 2021. Com isso, o petista enfrenta a situação de ter como presidente do BC nos primeiros anos de seu mandato um nome indicado pelo governo anterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda de Lula desta quarta-feira (27)

Horário Programação Local
09h Telefonema com o Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Luis Arce Palácio do Planalto
9h30 Reunião Palácio do Planalto
11h Cerimônia de Lançamento das Seleções do Novo PAC Palácio do Planalto
15h Presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros Palácio do Planalto
15h30 Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite Palácio do Planalto
16h30 Cerimônia de assinatura dos contratos de concessão decorrentes do 1º Leilão de Transmissão de 2023 Palácio do Planalto
17h30 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto Palácio do Planalto

Economia

A agenda de indicadores está esvaziada nesta quarta-feira, no Brasil saem dados dos empréstimos bancários de agosto e fluxo cambial estrangeiro.

No radar estão as incertezas fiscais, com o pedido da Fazenda de quitar precatórios com crédito extraordinário, além de pauta importantes para a equipe econômica, como o projeto do LDO, da Lei Orçamentária e o Desenrola Brasil.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (27)

Horário País Indicador
08h00 EUA Índice do Mercado Hipotecário
08h00 Brasil Sondagem da Indústria (Setembro)
08h30 Brasil Empréstimos Bancários (Agosto)
11h30 EUA Relatório de Estoques de Petróleo da EIA (Semanal)
14h30 Brasil Fluxo Cambial Estrangeiro