Política

Lula se encontra com Joe Biden; veja o que esperar da reunião

09 fev 2023, 16:47 - atualizado em 09 fev 2023, 16:47
Lula
Lula quer restabelecer a relação do Brasil com os Estados Unidos, sendo que, em 2024, os países celebrarão 200 anos de relacionamento diplomático.  (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Na sexta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma série de reuniões durante sua visita aos Estados Unidos. Entre elas, está marcado um encontro com o presidente Joe Biden, às 17h30 (horário de Brasília).

A lista de assuntos que ambos devem tratar é longa. Mas, dentre eles, o tema que mais une os presidentes são os desafios com a radicalização política e ao discurso de ódio no espaço virtual. Tanto Lula quanto Biden assumiram as presidências após líderes de extrema-direita e precisaram lidar com invasões e atos antidemocráticos em sedes do governo.

“O encontro oferecerá oportunidade para dar impulso renovado às relações entre o Brasil e os Estados Unidos, tendo por base a defesa das instituições democráticas, o combate ao discurso de ódio e à desinformação, a promoção dos direitos humanos e o combate à mudança do clima”, afirma o Ministério das Relações Exteriores, em nota.

Além disso, também está na pauta de Lula os temas de comércio e investimentos, inclusive integração das cadeias produtivas, transição energética, redução da fome e da pobreza e segurança alimentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Relação Brasil-EUA

Lula também quer restabelecer a relação do Brasil com os Estados Unidos, sendo que, em 2024, os países celebrarão 200 anos de relacionamento diplomático.

Biden e o ex-presidente Jair Bolsonaro não eram aliados, tanto que Bolsonaro nunca escondeu a sua preferência pelo ex-chefe de estado norte-americano Donald Trump.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a reunião entre os Lula e Biden será o ponto de partida para dinamizar e atualizar os mecanismos de diálogo e cooperação bilaterais. O intuito é intensificar os encontros entre lideranças dos dois países.

Os Estados Unidos são o segundo parceiro comercial do Brasil. Só no ano passado, intercâmbio total registrado entre os países foi de US$ 88,7 bilhões. Além disso, ocupa o primeiro lugar como destino das exportações brasileiras de manufaturados e semimanufaturados.

O país também tem o maior estoque de investimentos no Brasil, estimado em US$ 123 bilhões.

Confira a agenda de Lula nos Estados Unidos (horário de Brasília)

Quinta-feira (09/02)

18h Chegada à Base Aérea Saint Andrews

Sexta-feira (10/02)

12h30 Encontro com senador Bernie Sanders, na Blair House
13h15 Encontro com deputados e deputadas do partido Democrata, na Blair House
14h Encontro com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO)
17h30 Encontro com presidente Joe Biden, na Casa Branca

Sábado (11/02)

12h30 Retorno ao Brasil