Lula se despede de Pelé, em Santos, e deixa mensagem ao rei do futebol; assista
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu cedo de Brasília nesta terça-feira (3) para despedir-se de Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, na Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube, no litoral paulista.
Maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé faleceu na quinta-feira (29 de dezembro) aos 82 anos em decorrência de um câncer no cólon, descoberto em 2021.
Corintiano, Lula deu entrevista à SantosTV dizendo que viu seu time do coração perder muitas vezes para o Peixe. “Me parece que o Pelé tinha uma obsessão de derrotar o Corinthians“, brincou o presidente da República, no vídeo abaixo.
.@LulaOficial homenageia Pelé: 'Incomparável.' https://t.co/jE5MLdh9Gi pic.twitter.com/MXopP2HFmc
— O Antagonista (@o_antagonista) January 3, 2023
‘Pelé é uma figura especial’, diz Lula
No depoimento ao canal de TV do Santos, Lula disse ainda que “Pelé é uma figura muito especial” e não deve ser comparado. Por décadas, fãs de futebol e profissionais da imprensa compararam o craque brasileiro ao craque argentino Diego Maradona, morto em 2020.
“A gente não pode ficar comparando Pelé a ninguém, porque não tem ninguém comparável a Pelé em se tratando de jogador de futebol, de ser humano, e de comportamento, fino e educado que o Pelé tinha. Ele foi muito para o Brasil, para a cidade de Santos, foi muito para o Santos, ele foi muito para São Paulo e ele foi muito para o mundo”, disse Lula.
Lula ressaltou ainda a origem humilde do craque do futebol, nascido em Três Corações, no sul de Minas Gerais, e criado em Bauru, no interior de São Paulo, antes de mudar-se para a cidade que mudou os rumos da história de Pelé.
“Eu acho que o mundo deve ao Pelé muita coisa. Sobretudo, a dignidade de um homem que nasceu pobre, negro, em um país onde o preconceito é muito vivo e ele nunca se importou com isso. Ele sempre soube ser Pelé, o melhor e o mais humilde”, finalizou.
Homenagens à Pelé
Em meio às manifestações de carinho e respeito de torcedores do Santos e de outros clubes de futebol, personalidades do esporte, da política e outros famosos, Pelé vem recebendo variados tipos de homenagens. E deverá receber mais.
Há pouco, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, informou que a Avenida Radial Oeste que circunda o Maracanã passará a se chamar Avenida Pelé. O decreto com mudança será publicado no Diário Oficial da cidade amanhã, disse Paes em seu perfil no Twitter.
A Avenida Radial Oeste que circunda o Maracanã passará a se chamar amanhã de Avenida Pelé! O decreto sairá publicado no Diário Oficial de amanhã! pic.twitter.com/f8nuhbhCR1
— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 3, 2023