Lula recebe ligação de Maduro e prega diálogo entre Venezuela e Guiana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado (09) um telefonema do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em meio à tensão entre Venezuela e Guiana sobre a região do Essequibo.
Em nota, o Palácio do Planalto informou que Lula “transmitiu a crescente preocupação dos países da América do Sul sobre a questão do Essequibo”.
Além disso, o presidente brasileiro “recordou a longa tradição de diálogo” no continente durante a conversa com Maduro, afirmando que a América Latina é “uma região de paz”.
Segundo a nota, Lula pediu que haja diálogo entre as partes e sugeriu que o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Ralph Gonsalves, trate do tema.
- AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM DEZEMBRO: Analista revela as oportunidades da carteira da Empiricus Research neste mês. Clique aqui e assista ao Giro do Mercado para conferir quais papéis comprar agora!
Lula reiterou no telefonema que o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas de diálogo e disse que é importante evitar medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação. Com isso, o petista reforçou a mensagem de uma declaração conjunta de países do Mercosul, divulgada nesta semana.
Na quinta-feira (07), Lula já havia dito que o Mercosul não pode ficar alheio à disputa entre Venezuela e Guiana e está acompanhando com crescente preocupação o tema.
Além disso, fontes do governo brasileiro ouvidas pela Reuters disseram que as ameaças de Maduro à Guiana têm irritado Lula. Os líderes sempre tiveram um bom relacionamento.