Política

Lula recebe alta hospitalar e faz primeira aparição pública após cirurgia de emergência

15 dez 2024, 11:31 - atualizado em 15 dez 2024, 11:54
lula haddad dólar
Presidente Lula passou por uma cirurgia de emergência após sentir fortes dores de cabeças na noite de segunda-feira. (Imagem: Lewis Joly/Pool via REUTERS)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta hospitalar neste domingo (15), segundo as informações passadas pela equipe médica em uma coletiva de imprensa.

O presidente apareceu de surpresa na transmissão para agradecer a equipe médica e explicar o que aconteceu na semana passada.

“Depois da última tomografia [devido à queda sofrida em outubro], eu achei que estava totalmente curado. Achei que já podia fazer tudo, voltei a fazer esteira, voltei a fazer musculação. Mas eu não estava totalmente preparado para voltar a fazer o exercício”, disse Lula.

Segundo o presidente, ele estava sentindo dores de cabeças, mas achou que era por causa do sol que tomou no final de semana.

“Na segunda-feira eu acordei sentindo algumas coisas estranhas e a dor de cabeça continuou. Quando foi no final da tarde, eu mandei chamar a doutora Ana no meu gabinete e disse para ela que eu estava sentindo algumas coisas estranhas. Eu estava sentindo meus passos mais lento, estava com os olhos vermelhos e com muito sono”, relembra.

O presidente já pode voltar a trabalhar normalmente, mas precisará reduzir as atividades físicas pelos próximos 60 dias.

“Eu só fui ter noção da gravidade já depois da cirurgia pronta, depois da cabeça estar nova. Mas eu estou tranquilo e sinto bem”, afirmou emocionado.

Lula passou por cirurgia para controlar uma hemorragia

Lula passou por uma cirurgia de emergência após sentir fortes dores de cabeças na noite de segunda-feira (9).

Exames realizados no hospital Sírio Libanês, em Brasília, identificaram uma hemorragia intracraniana, decorrente da queda que o petista sofreu em meados de outubro. Na época, foram identificadas pequenas hemorragias e o presidente ficou proibido de realizar viagens longas.

Ele foi transferido para São Paulo, onde ficou internado na UTI para observação até a sexta-feira (13). Segundo o boletim médico, Lula foi submetido a uma craniotomia para drenagem de hematoma, que foi bem-sucedida.

Na quinta-feira (12), o presidente passou por uma embolização da artéria meníngea média com o objetivo de evitar possíveis sangramentos no futuro.

A previsão é de que Lula deve sair do hospital ainda neste domingo, mas permanecerá em São Paulo até quinta-feira (19), quando poderá ir para Brasília.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar