BusinessTimes

Lula: Quem são os famosos que apoiam o candidato na eleição de 2022?

21 out 2022, 16:06 - atualizado em 21 out 2022, 16:06
lula e anitta
Famosos declaram publicamente apoio à Lula nas eleições (Imagem: Reprodução/Poddelas/Reprodução/Ricardo Stuckert)

Com a aproximação do segundo turno das eleições de 2022, os candidatos não contam apenas com a efetividade das campanhas eleitorais para se promoverem aos cargos públicos. Hoje, a manifestação de apoio de personalidades influentes no Brasil promove impacto no cenário eleitoral.

Nas redes sociais, festivais e eventos, a manifestação política está presente entre nomes reconhecidos no Brasil.

No caso de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência do país, alguns dos nomes que se destacam são Anitta, Caetano Veloso, Felipe Neto e Gilberto Gil.

O candidato, que angariou 48,43% dos votos no primeiro turno, contra 43,20% de Jair Bolsonaro, tem o posicionamento de figuras públicas e reconhecidas apoiando e buscando impulsionar resultado favorável ao ex-presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Famosos que apoiam Lula

Veja 15 artistas, esportistas, entre outras figuras com grande alcance público que se posicionaram a favor do ex-presidente Lula:

  • Anitta
  • Caetano Veloso
  • Felipe Neto
  • Gilberto Gil
  • Djonga
  • Pablo Vittar
  • Bruno Gagliasso
  • Zeca Pagodinho
  • Daniela Mercury
  • José de Abreu
  • Vera Fischer
  • Raí
  • Bruna Marquezine
  • Juliette
  • Xuxa

Em alguns casos, como o do youtuber e influenciador digital Felipe Neto, além de ter declarado o posicionamento favorável à Lula, tem utilizado suas redes sociais para compartilhar notícias e produzir vídeos em favor do ex-presidente.

Já reconhecida a favor de Lula nestas eleições, Anitta se posicionou publicamente, bem como levou a pauta a podcast que participou e reforça o posicionamento em suas redes sociais.

Impacto nos resultados da eleição

Segundo pesquisa da Opinion Box, 77% dos brasileiros seguem influenciadores nas redes sociais, sendo mais comum entre mulheres e jovens.

O estudo destaca que entre as pessoas de até 30 anos, especialmente, 9 em cada 10 disseram seguir influenciadores. Pessoas de diferentes classes sociais e entre as regiões do Brasil, porém, não apresentam comportamentos distintos.

Para Aníbal Chaim, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e autor do livro “Futebol, Corações e Mentes”, o resultado desse apoio político pode impactar os candidatos em diferentes níveis.

“Depende do candidato. Se for um candidato com base digital ativa, baixo impacto. Se for um candidato sem presença nas redes, pode ser alto”, explica.

Para Chaim, a tendência de posicionamento das personalidades pode ser explicada por dois aspectos, sendo eles uma imposição realizadas pelas redes sociais de sinalização, bem como o objetivo de se destacar perante ao público.

“Por um lado, a demanda constante de sinalização de virtude imposta pelas redes sociais. Por outro, o desejo de personalidades de manterem-se em evidência, já que a política é hoje o maior holofote público do Brasil. Para o bem e para o mal”, diz.

Aníbal Chaim aponta ainda que o compartilhamento de conteúdo político depende de pessoas politizadas, portanto mais importante que influenciadores são as pessoas que compartilham seu conteúdo.

Dessa forma, um grande influenciador sem base politizada impacta pouco. Já um pequeno influenciador com base politizada impacta muito.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!