Eleições 2022

Lula: Quem são os economistas e empresários que apoiam o ex-presidente

26 out 2022, 10:00 - atualizado em 25 out 2022, 15:42
Eleições Lula Eleição 2022 Política votação primeiro turno
(Imagem: Reuters/ Amanda Perobelli)

Economia é um dos temas que estão sendo muito discutidos nas eleições deste ano. No entanto, o mercado está cobrando do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mais detalhes sobre o seu plano econômico.

Para evitar a desconfiança do mercado, o candidato conseguiu reunir nomes de peso em sua lista de apoiadores. No começo do mês, Edmar Bacha, André Lara Resende, Pedro Malan e Pérsio Arida, conhecidos como “pais do Plano Real”, confirmaram voto no petista. Também está na lista Armínio Fraga.

Outros que também apoiam a campanha de Lula são o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles; Elena Landau; economista responsável pelo programa de governo de Simone Tebet; Felipe Salto, secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo e ex-diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI); Nelson Marconi, assessor econômico de Ciro Gomes; e Octaviano Canuto, ex-diretor do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem é quem

Armínio Fraga foi presidente do Banco Central durante o segundo mandato do governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1999 e 2003.

O economista declarou voto em Lula alegando que, apesar de liberal, “em alguns momentos, a política e a saúde do nosso sistema, da nossa democracia, entram em discussão e eles dominam.”

Edmar Bacha foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pedro Malan foi ministro da Fazenda durante o governo Fernando Henrique, além de presidente do Banco Central no governo Itamar Franco. Já Pérsio Arida também foi presidente do BC e do BNDES também no período do FHC.

Antes do primeiro turno, o ex-presidente já tinha conquistado o apoio do economista André Lara Resende. Ele foi diretor do Banco Central e presidente do BNDES.

Na época que declarou voto, Resende disse que o seu apoio era visando trazer de volta o estado democrático civilizado e que o Brasil está caminhando para “ser terra arrasada se continuar o governo atual.”

Empresariado

Do lado do empresariado, Lula está sendo apoiado por João Nogueira Batista, conselheiro de empresas como a Braskem e a Wiz; Pedro Passos e Fábio Barbosa, da Natura; Horácio Lafer Piva, sócio da Klabin; e Carlos Ernesto Augustin, um dos dez maiores produtores de sementes de soja do país e porta-voz do ex-presidente no agronegócio.

Além disso, na semana passada, Tebet promoveu um encontro com empresários para apresentar a campanha de Lula. O evento foi organizado junto com a ambientalista Teresa Bracher e o seu marido Candido Bracher, ex-presidente do Itaú Unibanco; e Marisa Moreira Salles e Maria Alice Setúbal, ambas também ligadas ao Itaú.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!