Eleições 2022

Lula (PT) e Bolsonaro (PL) votam agora pela manhã

02 out 2022, 9:16 - atualizado em 02 out 2022, 9:55
Eleições 2022
Pesquisas deste sábado (1) seguiam mostrando que Lula pode vencer no primeiro turno. (Montagem com Reuters/Carla Carniel e Reuters/Adriano Machado)

O ex-presidente Lula (PT) e o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), votaram agora pela manhã em São Bernardo do Campo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ), respectivamente.

O petista, que chegou por volta das 8h10 deste domingo na escola estadual João Firmino, no bairro Assunção, descreveu a eleição como a mais importante de sua vida – e lembrou que não pôde votar em 2018 porque estava preso.

“Eu estava detido na PF exatamente no dia da eleição. Quatro anos depois estou aqui votando com o reconhecimento da minha total liberdade e com a possibilidade de voltar a ser presidente da República para tentar fazer o país voltar à normalidade”, disse.

Lula passou 580 dias preso entre abril de 2018 e novembro de 2019, condenado por corrupção no âmbito da operação Lava Jato, mas agora não deve nada à Justiça, uma vez que suas condenações foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A prisão também impediu o petista de concorrer à Presidência naquele ano, quando Bolsonaro, que concorre à reeleição, derrotou Fernando Haddad (PT) no segundo turno para chegar ao Palácio do Planalto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro

Bolsonaro votou por volta de 9h na Vila Militar, Zona Oeste do Rio. “Com eleições limpas, que vença o melhor sem problema nenhum”, afirmou.

“Todos os indícios que nós temos são favoráveis a nós. O outro lado não conseguiu sair às ruas, não fez campanha, não tem aceitação, não tem credibilidade”, disse.

Bolsonaro tem questionado durante toda a campanha, sem apresentar provas, a integridade do sistema eleitoral e também colocou em dúvida a isenção de ministros da Justiça Eleitoral e de institutos de pesquisa.

Pesquisas deste sábado (1) seguiam mostrando que Lula pode vencer no primeiro turno. Segundo o Ipec, o líder petista tinha 51% dos votos válidos, já Bolsonaro chegava a 37%. 

Além de presidente da República, serão escolhidos os nomes que vão ocupar os cargos de governador, senador e deputado federal, estadual ou distrital.

Mais de 156 milhões de eleitores estão aptos para ir às urnas, em 5,57 mil cidades brasileiras e em 181 localidades no exterior, segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).