Lula: Primeiros nomes de ministros devem sair esta semana; veja o que esperar
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva vem sendo pressionado desde as eleições para confirmar quem serão os seus ministros, principalmente o nome de quem vai assumir o Ministério da Economia.
O plano era divulgar os nomes só em dezembro, assim como em seu primeiro mandato em 2002, mas os rumores são de que Lula deve já liberar alguns nomes ao longo da semana para acalmar os ânimos.
No caso da Economia – que deve voltar a ser chamado de Ministério da Fazenda –, dois nomes se dividem nas apostas. O preferido do mercado é o ex-ministro Henrique Meirelles. No entanto, o queridinho de Lula (e temido pelos investidores) é o ex-prefeito e ex-ministro Fernando Haddad.
Meirelles é considerado um nome mais técnico, o que sinalizaria que o novo governo manteria a responsabilidade fiscal. Na semana passada, a equipe de transição apresentou uma PEC que pede R$ 198 bilhões fora do teto de gastos para manter o Auxílio Brasil de R$ 600, o que estressa o mercado.
O Ministério da Economia, por outro lado, é visto como estratégico pelo PT; já Haddad é considerado um sucessor de Lula nas eleições de 2026 e o cargo lhe traria projeção. Em 2018, ele chegou a assumir a candidatura do presidente eleito.
De olho nas próximas eleições, o partido também pode sugerir que Haddad assuma o Ministério da Infraestrutura, do Planejamento ou das Relações Exteriores.
Também são cotados para a pasta o deputado Alexandre Padilha (PT-SP), o senador Wellington Dias (PT-PI) e o economista Persio Arida.
Retorno da COP27
O presidente eleito voltou há poucos dias da COP27, a 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas.
Durante o evento, ele se encontrou com as ex-ministras Izabella Teixeira e Marina Silva. Ambas são cotadas a sentar novamente na cadeira de ministra do Meio Ambiente e o nome já deve estar definido.
Na semana passada, ao falar no Fórum Internacional dos Povos Indígenas, Lula também anunciou a criação do Ministério dos Povos Originários e sua intenção de colocar na liderança da pasta um indígena. A pasta também já deve ter um nome fechado.
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!