Agenda do Dia

Lula pode defender taxação dos ‘super ricos’ em evento internacional; confira a agenda desta quinta (13)

13 jun 2024, 8:50 - atualizado em 13 jun 2024, 8:50
lula agenda do dia quinta feira 13
Para a economia, a expectativa é de que dados do varejo mostrem que o setor diminuiu o número de vendas no acumulado anual (Foto: Ricardo Stuckert / PR / AgênciaBrasil)

A semana continua sendo de notícias que não param de movimentar o mercado, que ainda sente os efeitos de um dia turbulento para o Ibovespa (IBOV).

Esta quinta-feira (13), entretanto, continua trazendo dados importantes para a economia global. A bola da vez continua com os Estados Unidos (EUA), que divulga os pedidos semanais por seguro-desemprego e o PPI de maio.

Olhando para a agenda política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua em sua viagem à Europa, chegando em Genebra para participar da 112ª Conferência Internacional do Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo o Itamaraty, ele será o orador inicial e foi convidado para ser copresidente.

Segundo o Palácio do Planalto, o evento tratará “do enfrentamento das desigualdades sociais, da concretização de direitos trabalhistas integrados a direitos humanos, da expansão da capacidade e acesso aos meios produtivos e da promoção do trabalho decente”. Entre as pautas, o presidente deverá defender a taxação de grandes fortunas, o combate à fome e condições decentes de trabalho.

Até a manhã de hoje, a agenda do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não apresentava eventos. Ontem, Haddad esteve no centro das questões envolvendo a Medida Provisória (MP) que restringe a compensação de créditos do PIS/Cofins, devolvida ao presidente por Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

A apelidada “MP do fim do mundo” mostra questões como o isolamento de Haddad na defesa de pautas de interesse do Executivo, que utilizaria a MP para aumentar a arrecadação federal em até R$ 29,2 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda do presidente Lula desta quinta-feira (13)

Horário Programação Local
06h40 Chegada a Genebra Aeroporto Internacional de Genebra
15h30 Reunião bilateral com o Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Gilbert Houngbo Palácio das Nações – Genebra, Suíça
16h00 Sessão de Encerramento do Fórum Inaugural da Coalizão Global para a Justiça Social no âmbito da 112ª Conferência Internacional do Trabalho Palácio das Nações – Genebra, Suíça
17h45 Cerimônia de lançamento do selo institucional 35 Anos da Obra “O Alquimista”, do escritor Paulo Coelho Genebra, Suíça
19h00 Jantar em homenagem ao Presidente Lula e à Senhora Janja Lula da Silva oferecido pelo Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Genebra, Embaixador Tovar da Silva Nunes, e pela Senhora Guadalupe Romero Silva Genebra, Suíça
21h30 Partida para Brindisi, Apúlia, Itália Aeroporto Internacional de Genebra
23h00 Chegada a Brindisi, Apúlia Aeroporto de Brindisi – Itália

Economia

Após uma quarta-feira intensa, com a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) mostrando um arrefecimento da inflação dos EUA, o dia posterior permanece sendo monitorado.

Hoje, é divulgado o Índice de Preços ao Produtor (PPI, em inglês). Na leitura de maio, o núcleo do índice, que exclui itens mais voláteis como alimentos e energia, apresentou aumento de 0,4%.

Enquanto isso, no Brasil, a expectativa é para a divulgação das vendas no varejo de abril. O setor é um dos que vêm movimentando os noticiários, enquanto varejistas nacionais brigam por maiores taxações a empresas internacionais.

Segundo o Investing.com, é esperada uma queda no acumulado anual, passando de 5,7% para 3,4%.

Confira a agenda econômica desta quinta-feira (13)

Horário País Indicador
03h00 Alemanha Índice de Preços por Atacado (Maio)
06h00 Zona do Euro Produção Industrial (Abril)
07h00 Zona do Euro Encontro do Eurogrupo
09h00 Brasil Vendas no Varejo (Abril)
09h30 EUA PPI (Maio)
09h30 EUA Pedidos por Seguro-Desemprego (Semanal)
16h00 Argentina CPI (Maio)
23h30 Japão Declaração de Política Monetária do BoJ