Política

Lula pede retirada do projeto de mineração em terras indígenas da pauta da Câmara

31 mar 2023, 14:19 - atualizado em 31 mar 2023, 14:19
Lula
O despacho presidencial solicitando a retirada de pauta foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou nesta sexta-feira mensagem ao Congresso Nacional pedindo que o projeto que regulariza a mineração em terras indígenas seja retirado da pauta da Câmara, evitando sua votação e, ao mesmo tempo, impedindo que proposta equivalente possa ser apresentada à Casa neste ano.

Editado em 2020 pelo governo anterior, o projeto foi repetidas vezes defendido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, considerado por críticos um dos responsáveis pela invasão de territórios indígenas por garimpeiros e madeireiros ilegais. Não foram poucas as menções do ex-presidente a reservas de nióbio e grafeno nessas áreas, além de matérias-primas para a produção de fertilizantes.

O despacho presidencial solicitando a retirada de pauta foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

Uma vez recebido pela Câmara, o pedido é acatado, já que em termos formais o Executivo, autor do projeto, pode solicitar sua retirada.

O pedido só não é automaticamente acatado quando o projeto em questão já tiver um parecer proferido, o que não é o caso deste sobre a mineração em terras indígenas.

Excluído da pauta, o projeto não pode ser apresentado na mesma sessão legislativa, período de funcionamento do Congresso ao longo do ano.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar