Lula passa por cirurgia após dores de cabeça e segue internado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia de emergência após sentir fortes dores de cabeças na noite de segunda-feira (9).
Exames realizados no hospital Sírio Libanês, em Brasília, identificaram uma hemorragia intracraniana, decorrente da queda que o petista sofreu em meados de outubro. Na época, foram identificadas pequenas hemorragias e o presidente ficou proibido de realizar viagens longas.
Ele foi transferido para São Paulo, onde segue internado na UTI para observação pelos próximos dois dias. Segundo o boletim médico, Lula foi submetido a uma craniotomia para drenagem de hematoma, que foi bem-sucedida.
Os médicos que acompanham o presidente reforçam que ele não teve lesão cerebral, sendo que as funções neurológicas estão preservadas. Ele já está acordando, falando e se alimentando normalmente. Dependendo da recuperação, Lula pode voltar à Brasília no início da semana que vem.
Ver essa foto no Instagram
O que é craniotomia?
A craniotomia é um procedimento cirúrgico que permite o acesso ao interior do crânio para remover lesões ou tratar determinadas condições. Geralmente, o cirurgião realiza um ou mais furos na região craniana para drenar sangue acumulado e lavar a área com soro fisiológico.
Em alguns casos, pode ser necessário remover uma parte do osso do crânio.
O tempo de recuperação varia conforme a complexidade da cirurgia e o estado geral de saúde do paciente.