Lula ou Bolsonaro? Veja quem foi o vencedor do debate da Band, segundo especialistas
O debate presidencial da Band, que também contou com a organização da TV Cultura, Folha de S.Paulo, UOL e CNN Brasil, terminou com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como vencedor, segundo cientistas políticos ouvidos pelo Money Times, embora Jair Bolsonaro (PL) tenha tido pontos altos.
De acordo com Rodrigo Prando, cientista político da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o debate poderia ter sido pior.
“Tinha impressão, por tudo que vimos nas campanhas, que o nível seria baixíssimo e só foi baixo mesmo. Acho que já estamos no lucro”, diz.
- Exclusivo: veja o que pode acontecer com o dólar e quais os melhores ativos para se proteger e multiplicar seu patrimônio caso Lula ou Bolsonaro seja eleito. Acesse o conteúdo completo aqui.
Para ele, no primeiro bloco, Lula foi o ganhador. “Ele praticamente passou por cima do Bolsonaro”, coloca.
O bloco foi marcado por vacina e corrupção. Na ocasião, Lula havia citado que Bolsonaro era contra o valor de R$ 600, e que só cedeu, após pressão do Congresso. Bolsonaro contra-atacou, dizendo que, durante os governos petistas, o Bolsa Família pagava, em média, R$ 40.
O embate derivou para o comportamento de Bolsonaro durante a pandemia. Lula criticou a postura do presidente, lembrou o negacionismo e a resistência a comprar vacinas. Bolsonaro argumentou que o Brasil foi um dos primeiros países a comprar vacinas.
Para a doutora em ciência política pela Universidade Federal do Paraná, Sandra Avi dos Santos, a questão relacionada à pandemia trouxe certa intranquilidade ao atual presidente.
Apesar disso, a especialista afirma que na primeira etapa deu empate técnico entre os dois.
Em levantamento da Quaest Pesquisa, Bolsonaro (PL) dominou as menções digitais durante o primeiro bloco, ficando com 59%. Porém, o candidato à reeleição teve mais menções negativas, somando 61%.
“Eu diria que se comparar todos os blocos, foi dois a um para o Lula. Acho que o Lula se saiu vitorioso desse debate”, afirma Prando.
Lula vs Bolsonaro: 2º bloco
Já o segundo bloco teve questões feitas por jornalistas.
Prando, da Universidade Mackenzie, lembra que as perguntas sempre questionam fake news, STF e imprensa e nisso o presidente Bolsonaro tem dificuldade de responder.
“A não ser a questão feita pelo Josias de Souza, que pegou ao mesmo tempo, Lula e Bolsonaro, e Lula não respondeu e foi cobrado pelo Bolsonaro”, coloca.
Lula vs Bolsonaro: 3° bloco
No segundo bloco de confronto direto, Bolsonaro fez uma gestão do tempo melhor que Lula, coloca Prando. Em determinado momento, Lula deixou Bolsonaro falar sozinho por sete minutos.
“O problema é que o Bolsonaro quando fala sozinho, fala para a bolha dele, fala para os convertidos. Isso não resolve muito”, destaca.
Já Sandra, da Universidade Federal do Paraná, diz que Lula foi mais propositivo, enquanto o atual presidente conseguiu administrar melhor o tempo, embora, em sua visão, não tenha feito propostas.
De acordo com Prando, nas considerações finais, Lula foi melhor que o Bolsonaro.
“O Bolsonaro voltou a falar de ideologia de gênero, religião e legítima defesa, que é tudo que a bolha já concorda. Ele não consegue furar a bolha. E o Lula termina falando do churrasco e da cervejinha, que é algo que chega a mais pessoas. Então o Lula se recuperou”, destaca.
- 3R Petroleum (RRRP3) e outras 3 ações se destacam para 2023, seja com Lula ou Bolsonaro. Veja o que esperar do dólar, euro, das propostas econômicas e dos investimentos num e-book gratuito que liberamos para você neste link
Lula estava vencendo o Debate na Band, antes do fim dos três blocos, segundo aponta resultado parcial da pesquisa qualitativa AtlasIntel.
Segundo o levantamento, o petista estava vencendo o debate, com 52,6%. Mais atrás, Jair Bolsonaro (PL) ficou com 31,6%.
Formato ajudou
Na visão da professora Sandra, o formato foi quase perfeito, com uma dinâmica que prendeu o telespectador. “Ficou menos cansativo e mais atraente, o que trouxe mais informações ao eleitor”, coloca.
Diferente dos debates do primeiro turno, esse encontro teve um banco de horas, ou seja, cada candidato teve que controlar seu tempo entre a resposta e tréplica.
Tanto Bolsonaro quanto Lula elogiaram o formato.
Prêmio Os + Admirados da Imprensa!
O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!