Política

Lula: o que é a diplomação do presidente?

12 dez 2022, 10:30 - atualizado em 12 dez 2022, 10:30
Lula e Alckmin; diplomação, chapa
Lula e Alckmin serão diplomados hoje e tomam posse no dia 1º de janeiro. (Imagem: REUTERS/Carla Carniel)

Nesta segunda-feira, às 14h, acontece a diplomação dos presidente e vice-presidente eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Realizada pela Justiça Eleitoral, a cerimônia é uma formalização das eleições. Os diplomas são assinados pelo presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, e entregues para os candidatos eleitos.

Essa entrega é indispensável para a posse, pois confirma que os candidatos escolhidos cumpriram todas as exigências previstas na legislação eleitoral e estão aptos para exercer o mandato.

Também significa que não é mais possível protocolar ações de investigação judicial eleitoral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como será a diplomação?

O processo de diplomação tende a ser um processo rápido. Segundo o TSE, a cerimônia de diplomação começa com a execução do Hino Nacional.

Depois disso, Moraes entregará os diplomas assinados a Lula e a Alckmin. Por fim, Lula e Moraes farão um discurso.

O evento será transmitido ao vivo pelo Money Times.

A entrega dos diplomas acontece após o término do pleito eleitoral, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas.

Além disso, de acordo com o Código Eleitoral, devem constar no diploma o nome do candidato, a sigla pela qual foi eleito, o cargo ou suplência e outros dados, a critério do juiz ou do tribunal.

A cerimônia de diplomação acontece desde 1951, quando Getúlio Vargas retornou à Presidência da República por meio do voto popular.

Ela foi suspensa durante o regime militar, entre os anos 1964 e 1985, e voltou a ser realizada após a redemocratização do país, em 1989, com a eleição de Fernando Collor de Mello.

E a posse?

Na prática, a diplomação não muda muito a rotina do atual presidente e do candidato eleito. Ou seja, Jair Bolsonaro continua atuando como chefe do Executivo até 31 de dezembro.

Já Lula toma posse no dia 1º de janeiro. A posse é uma cerimônia organizada pelo Congresso Nacional, na qual o presidente e vice-presidente eleitos prestam o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição.

Governadores

A diplomação também acontecerá com os eleitos para governador e vice-governador, nos 27 tribunais regionais eleitorais.

Todos os eleitos no pleito deste ano deverão ser diplomados em seus respectivos cargos até 19 de dezembro, conforme prazo previsto nas normas eleitorais.