Economia

Lula: ‘Nervosismo especulativo’ com dólar não vai mexer com a economia

21 jun 2024, 16:53 - atualizado em 22 jun 2024, 11:43
lula dólar
Lula diz que ‘nervosismo especulativo’ com dólar não vai mexer com a economia (Foto: Brenno Carvalho)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diz que o “nervosismo especulativo” em relação ao dólar não vai afetar a seriedade da economia brasileira. Lula concedeu entrevista na tarde desta sexta-feira (21) à rádio Mirante News FM, em São Luís.

Nas últimas semanas, a moeda norte-americana registrou alta acentuada em meio a preocupações dos investidores com o quadro fiscal do país.

“Nossos bancos públicos estão emprestando muito dinheiro, o BNB, que não empreitava dinheiro para Estado e município, está emprestando, a Caixa Econômica está emprestando muito dinheiro”, argumenta Lula.

“Toda vez que os americanos estão tentando mudar a taxa de juros e não muda cria um problema. Quando os americanos mexem, o dólar mexe aqui”, completa.

O presidente aproveitou também para voltar a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto e relatou um “problema sério”: “o presidente do Banco Central é um adversário político, ideológico e do modelo de governança que nós fazemos”.

Ele ainda ressaltou que, ao indicar outra pessoa para o cargo, “as coisas vão voltar a normalidade”. O mandato de Campos Neto termina em 31 de dezembro deste ano.

Como está o dólar?

Na quinta-feira (20), a moeda norte-americana fechou a R$ 5,4618 na venda, na maior cotação de fechamento desde 22 de julho de 2022.

Nesta sexta (21), numa sessão marcada por ajustes técnicos após as alta recentes, o dólar recuava um pouco, cotado a R$ 5,4437 pouco antes das 16h30. Mas os investidores seguiam preocupados com o cenário fiscal e também com declarações de Lula.

*Com informações da Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar