Brasil

Lula na Time, cartório online e gasolina: 5 destaques do que aconteceu no Brasil nesta semana

07 maio 2022, 10:43 - atualizado em 07 maio 2022, 10:43
gasolina
A gasolina tem sido um dos maiores vilões da inflação do brasileiro (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Nesta semana, alguns dos acontecimentos na política e economia do país ganharam maior destaque entre nossos leitores.

Confira abaixo as cinco notícias mais lidas da editoria Brasil:

5 – Bolsonaro diz que lucro da Petrobras é “estupro” e apela que não aumente o combustível para não quebrar país

O presidente Jair Bolsonaro pediu na quinta-feira à Petrobras (PETR4) para que reduza sua margem de lucro, que considerou “absurdo” e “um estupro”, e fez um apelo veemente para que não haja novos aumentos nos preços, sob o risco de o Brasil quebrar.

Ao lembrar da greve dos caminhoneiros que parou o país em 2018, no governo de Michel Temer, Bolsonaro alertou que pode haver uma “convulsão” caso haja novo aumento no preço do diesel.

Clique aqui para ler a matéria completa.

4 – Gasolina: Descubra qual é o estado com o combustível mais caro do Brasil

gasolina tem sido um dos maiores vilões da inflação do brasileiro. Somente em abril, segundo dados do IBGE, o combustível subiu 7,51%, fazendo com que a inflação do mês ficasse em 1,73%, maior avanço para em quase 30 anos.

No entanto, o bolso do brasileiro tem sentido esse efeito de formas diferentes, dependendo do estado, tendo em vista os preços mudam em cada entidade federativa, cidade e até bairro.

Clique aqui para ler a matéria completa.

? 3 – Chega de reconhecer firma: Câmara aprova cartório online obrigatório até 2023

Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira medida provisória que obriga os cartórios a criar uma plataforma online de provisão de serviços até o final de 2023.

modernização deverá ser feita pelo estabelecimento do Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP). Pelo sistema, será possível enviar e receber documentos e títulos, expedir certidões e fornecer informações por meio eletrônico.

Os dados serão guardados por uma central única, responsável nacionalmente por todos os registros de títulos e documentos públicos.

Clique aqui para ler a matéria completa.

Banco Central
O reajuste do Banco Central veio em linha com as expectativas do mercado (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

? 2 – Banco Central eleva Selic em 1 ponto percentual, para 12,75% ao ano

Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica de juros de economia (Selic) em 1 ponto percentual, para 12,75% – o décimo aumento desde março do ano passado.

O reajuste veio em linha com as expectativas do mercado. Segundo o último boletim focus, economistas esperam que a Selic termine 2022 a 13,25% ao ano. A disparada do juros pelo Banco Central é uma tentativa de barrar a inflação, que ainda não surtiu efeito.

Clique aqui para ler a matéria completa.

? 1 – Lula na Time: ‘Ao invés de perguntar o que é que eu vou fazer, olhe o que eu fiz’, diz ex-presidente

O ex-presidente e pré-candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi a capa da revista norte-americana Time divulgada na quarta-feira (4).

Em entrevista à publicação, Lula afirmou que “as pessoas não deveriam se preocupar com uma possível eleição sua, porque já foi presidente duas vezes”.

Segundo Lula, “a gente não discute política econômica antes de ganhar as eleições”. À Time, Lula ainda disse que “primeiro você precisa ganhar para depois saber com quem você vai compor e o que você vai fazer”.

Clique aqui para ler a matéria completa.

Imposto de renda: como declarar ações em renda variável?

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar