Lula na cúpula do G7: Presidente aproveita viagem ao Japão para negociar com outros países; confira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na manhã desta quarta-feira (17) em uma viagem ao Japão para participar da cúpula do G7, na cidade de Hiroshima. A chegada ao destino, porém, só deve acontecer nesta quinta-feira (18).
Entre sexta-feira (19) e domingo (20), Lula vai participar de três reuniões temáticas da cúpula e terá encontros bilaterais com pelo menos três outros chefes de Estado e de Governo.
Os principais temas a serem debatidos no encontro serão os problemas causados pela inflação e o alto endividamento das nações em desenvolvimento, ações de combate às mudanças climáticas, fortalecimento do sistema mundial de saúde e segurança alimentar.
- Quem tem medo do Leão?
O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
A questão da guerra na Ucrânia também será abordada na reunião anual do grupo que reúne sete das nações mais industrializadas do mundo, que reúne Japão, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido.
O presidente Lula foi convidado a participar da cúpula pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, durante conversa por telefone em abril. Essa será a terceira visita oficial de Lula ao Japão. Ele esteve no país em 2005, para uma reunião bilateral, e em 2008, para a cúpula do G8+5 em Hokkaido.
Além do Brasil, foram convidados os chefes de Estado e de Governo da Austrália, Ilhas Comores, Ilhas Cook, Indonésia, Índia, Indonésia, Vietnã e Coreia do Sul.
Também participam representantes da União Europeia, do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial do Comércio (OMC), Banco Mundial e outros organismos internacionais.