AgroTimes

Lula: ‘Na COP 30, o mundo discutirá sobre a preservação da Amazônia de dentro dela’

19 jun 2023, 10:09 - atualizado em 19 jun 2023, 10:14
Lula
A Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas acontecerá na Amazônia em 2025, no município de Belém no Pará (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

Durante a segundo episódio da sua nova live semanal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nessa segunda-feira (19), que os países que criticam o papel do Brasil na preservação da Amazônia vão precisar discutir o tema dentro do próprio bioma.

“O mundo viverá na COP 30, realizada no Pará em 2025, a sua primeira Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de dentro da Amazônia. Isso precisa acontecer para que os países discutam sobre preservação com base na realidade, e o governo está adequando o município de Belém para poder receber um evento dessa magnitude, acredito que faremos a maior COP da história”, disse.

Lula ressaltou que a Amazônia não é importante apenas para o Brasil, mas sim para o planeta, em função da sua importância climática e ambiental.

A Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas é um evento que acontece anualmente que reúne anualmente os países em conferências mundiais sobre o clima e preservação ambiental.

A última COP, realizada em 2022, aconteceu em Sharm El Sheikh, no Egito. Neste ano, o evento será realizado de 30 de novembro a 12 de dezembro na Expo City, em Dubai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reunião sobre Amazônia

Um encontro entre Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, países que contam com áreas do bioma, será realizado.

Assim, a Cúpula Regional sobre a Amazônia que acontecerá em agosto, tem como foco a preservação do bioma.

Mais uma vez, Lula ressaltou ser necessária uma maior atenção global quanto às questões climáticas e salientou que exigirá a promessa não cumprida pelos países ricos do pagamento de US$ 100 bilhões anuais para combater as mudanças climáticas.

“Os países em desenvolvimento que ainda contam com florestas para serem preservadas precisam desses recursos”, disse.