Moedas

Lula na Argentina: Países começarão a estudar moeda comum nesta semana, diz FT

22 jan 2023, 11:33 - atualizado em 22 jan 2023, 11:46
Lula presidente luiz inácio alberto fernandez presidente argentina moeda comum brasil mercosul visita viagem
Parceria: viagem de Lula à Argentina de Alberto Fernández pode ser o pontapé inicial da moeda comum (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Brasil e Argentina devem dizer esta semana que estão trabalhando em um plano inicial para criar uma moeda comum, disse o Financial Times.

As duas maiores economias da América Latina tomarão a “decisão de começar a estudar os parâmetros necessários para uma moeda comum, que inclui desde questões fiscais até o tamanho da economia e o papel dos bancos centrais”, disse o ministro da Economia da Argentina Sérgio Massa na reportagem.

Lula na Argentina: Ceticismo com moeda comum será superado?

Os dois membros do bloco comercial do Mercosul convidariam outras nações da América Latina a se juntarem mais adiante, informou o Financial Times. Qualquer plano pode levar anos para ser concluído, disse o jornal.

Debates sobre o assunto no passado foram recebidos com ceticismo em alguns cantos do setor financeiro. Quando o então presidente Jair Bolsonaro lançou a ideia em 2019, economistas disseram que os dois países precisariam primeiro realizar reformas radicais.

Um porta-voz do Ministério da Fazenda brasileiro disse ao Financial Times que não tinha informações sobre um grupo de trabalho em nenhum plano.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar