Lula muda “jabuticaba” do MDA e nas Comunicações, em decisão salomônica para PT e UB
Mais do que acomodar um ministério de visibilidade para o União Brasil, Lula evitou um desgaste na sua base do PT gaúcho.
De última hora, surpreendendo até políticos próximos ao arco de aliança que o apoiou, nem Edegar Pretto, nem Miguel Rossetto, foram para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que vai arrancar um pedaço do Ministério da Agricultura (Mapa). “Jabuticaba”, como chegou a ser classificada essa recriação, que pode trazer divisões ao governo em termos político-programáticos e de gestão, como Money Times repercutiu.
Os dois eram os únicos nomes conhecidos, mas quem levou foi outro petista, Paulo Teixeira.
Nesse arranjo, o presidente a partir de domingo também mudou o mais cotado para o Ministério das Comunicações, que era o próprio Teixeira.
Edegar Pretto, ex-candidato governo do Rio Grande do Sul, derrotado no 1º turno no fotochart, e deputado estadual em fim de mandato, e Miguel Rossetto, petista mais histórico ainda e ex-ministro do MDA no Lula 1 eram os únicos nomes até ontem mais conhecidos, com ligeiro favoritismo do primeiro.
Com carreira ligada à agricultura familiar, a inclinação para Pretto não agradava às alas mais antigas do PT do estado.
Teixeira, deputado federal de vários mandatos, deu lugar no Ministério das Comunicações, ministério praticamente certo para ele, a Juscelino Filho.
Vice-líder do partido fundido entre DEM e PSL, contempla a cota pedida pelo senador David Alcoumbre e pelo deputado Luciano Bivar, presidente do União Brasil, em troca de apoio mais decisivo no Congresso.