BusinessTimes

Lula moderado ajudou a turbinar Bolsa em janeiro, diz Bahia Asset

15 fev 2022, 23:24 - atualizado em 15 fev 2022, 23:25
Lula
Parte relevante da ‘outperformance’ de ações brasileiras no começo do ano está atrelada à rotação para empresas de valor e esse movimento é justo, disse Carlos Woelz, (Imagem: REUTERS/Carla Carniel)

Alguns dos principais gestores de multimercados no Brasil tiveram um bom início de ano, superando com folga seu benchmark em janeiro, em meio à recuperação nos mercados locais e com ganhos em posições que se beneficiam da abertura de juros nos Estados Unidos.

As ações brasileiras tiveram seu melhor mês em mais de um ano e o real subiu 5%, liderando ganhos entre as principais divisas globais, com valuations atrativos atraindo um forte fluxo de capital estrangeiro.

A Adam Capital disse que o fundo migrou parte do risco comprado em bolsa norte-americana para a bolsa brasileira, enquanto o Bahia Asset afirmou que a perspectiva de um “Lula mais moderado” também contribuiu para o desempenho positivo dos ativos.

“Na nossa visão, a chance de uma eventual terceira via sair vitoriosa na eleição é pouco provável. Ao longo do mês, Lula deu sinais de moderação e se aproximou do centro, indicando que poderia formar uma chapa com Geraldo Alckmin como vice”, escreveu.

Parte relevante da ‘outperformance’ de ações brasileiras no começo do ano está atrelada à rotação para empresas de valor e esse movimento é justo, disse Carlos Woelz, sócio-fundador da Kapitalo Investimentos, em evento.

Na bolsa brasileira, “há empresas baratas que provavelmente darão um retorno significativo” em um prazo mais longo.

Apesar dos ganhos no curto prazo, os investidores estão cautelosos com uma combinação de inflação persistente e crescimento econômico fraco, enquanto medidas do presidente Jair Bolsonaro para melhorar seus índices de aprovação antes das eleições — e, assim, aumentar os gastos públicos — podem prejudicar ainda mais a trajetória fiscal do país.

“A proposta de eliminar os impostos sobre os combustíveis é um desvario completo, e não resiste a um minuto de considerações sobre sua qualidade ou conveniência”, escreveu Daniel Leichsenring, economista-chefe da Verde Asset Management, que tem cerca de R$ 48 bilhões sob gestão. “No final, o que restou do regime fiscal? Muito pouco.”

Se a performance foi um destaque positivo, o mesmo não pode ser dito em relação aos fluxos. Os resgates de fundos multimercado aceleraram em janeiro, com saída líquida de R$ 19,4 bilhões, à medida que investidores seguem migrando para apostas em renda fixa.

Veja o que algumas das maiores gestoras independentes de multimercado disseram em suas cartas de janeiro:

Adam Capital

Uma política monetária mais efetiva, o mercado acionário “bastante descontado” e o real excessivamente depreciado contribuíram para entrada de forte fluxo estrangeiro, contrabalançando um quadro de incerteza política, baixo crescimento e possível piora em quadro fiscal. Adam transferiu parte da aposta em bolsa nos EUA para o Brasil.

  • Adam Macro II FIC +1,32% em janeiro; CDI +0,73%
  • Link para a carta

Bahia Asset Management

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu sinais de moderação ao longo de janeiro e a perspectiva de um “Lula mais moderado” também contribuiu para a boa performance dos ativos brasileiros no mês. Fundo espera que a taxa Selic alcance 12,75% e ganhou com posições tomadas em juros nominais no Brasil.

  • Bahia AM Marau FIC FIM +1,21%
  • Link para a carta

Ibiuna Investimentos

Rali em emergentes favoreceu o Ibovespa e o real, mas é difícil ver uma melhora sustentada devido à incerteza sobre a âncora fiscal que passará a vigorar a partir de 2023. Fundo segue exposto a ações brasileiras via posições long-short não direcionais, e reduziu posição comprada no dólar contra a moeda brasileira.

  • Ibiuna Hedge STH FIC +1,26%
  • Link para a carta

Kapitalo Investimentos

Tendência de perda de popularidade do presidente Jair Bolsonaro voltou a atenção do executivo a possíveis medidas populistas. Fundo mantém posições compradas e de valor relativo em ações brasileiras, e zerou posição de inclinação de curva no Brasil.

  • Kapitalo Kappa FIN FI +2,67%
  • Link para a carta

Legacy Capital

Alguns investidores institucionais globais têm buscado alternativas em ativos brasileiros após forte depreciação dos últimos anos. Governo segue focado em medidas paliativas para aliviar a erosão na renda real da população diante da inflação elevada.

  • Legacy Capital FIC FIM +1,40%
  • Link para a carta

SPX Capital

Fundo segue comprado em inflação implícita no Brasil e começou a aplicar juros reais na parte intermediária da curva. Em bolsa local, fundo tem posições vendidas em fintechs e no setor de mineração.

  • SPX Nimitz Feeder FIC FIM +2.29%
  • Link para a carta

Verde Asset Management

Escala das medidas populistas que o governo de Jair Bolsonaro tem sinalizado preocupa, apesar do bom desempenho dos ativos brasileiros no início do ano.

  • Verde FIC FIM +1,49%
  • Link para a carta

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar