Lula mantém ministro acusado de uso indevido de dinheiro público
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu manter o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
O ministro foi recebido por Lula no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (6) para esclarecer as acusações de uso indevido do dinheiro público para gastos particulares.
Em sua conta no Twitter, Juscelino Filho afirmou que a reunião com o presidente foi “muito positiva” e ainda comentou sobre a inauguração de uma obra na Região Amazônica.
Sai há pouco do Palácio do Planalto, onde tive uma reunião muito positiva com o presidente @LulaOficial. Na ocasião, esclareci as acusações infundadas feitas contra mim e detalhei alguns dos vários projetos e ações do @mincomunicacoes. Temos muito trabalho pela frente!
— Juscelino Filho (@DepJuscelino) March 6, 2023
Em conversas com o jornal Folha de S. Paulo, aliados de Lula afirmaram que a partir de agora esperam que o Planalto aumente a pressão sobre o União Brasil — partido de Juscelino FIlho — para que entregue no Congresso Nacional o apoio e os votos para avançar com as propostas de interesse do governo.
Relembre as acusações ao ministro das Comunicações
Em janeiro, o jornal O Estado de S. Paulo publicou uma denúncia de que o ministro apresentou à Justiça Eleitoral informações falsas para pagar com dinheiro público 23 supostas viagens de helicóptero.
Ele também teria utilizado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir a leilões de cavalos de raça e festa temática no interior de São Paulo nos dias 28 e 29 de janeiro.
Ele também pagou diárias em hotéis com recursos públicos, mesmo sendo um compromisso particular, e é acusado de promover uma obra próxima de propriedade da sua família também com verbas públicas.
Um dos sócios de Juscelino no Haras Luanna, onde o ministro cria cavalos da raça, também seria funcionário fantasma no Senado.
Quem é Juscelino Filho
O deputado federal Juscelino Filho (União Brasil/Maranhão) foi um dos últimos nomes a serem anunciados ministros no novo governo petista e faz parte da chamada “cota parlamentar” de Lula.
Segundo informações de bastidores amplamente veiculadas na mídia, o nome de Juscelino passou a ser cotado após o PT vetar as indicações do deputado Pedro Paulo (PSD/Rio de Janeiro) para a pasta e do líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (Bahia), para qualquer ministério.
Natural de São Luís, capital do Maranhão, José Juscelino dos Santos Rezende Filho é médico especializado em Radiologia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem – Ultra X, em São José do Rio Preto, em São Paulo.