Política

Lula lança Carta Compromisso aos Evangélicos e se compromete com liberdade religiosa

19 out 2021, 11:52 - atualizado em 19 out 2022, 11:57
Lula
O documento aborda também outros temas no qual Lula tem sido alvo de seguidos ataques pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados, de que iria liberar as drogas no país, e que não defende os valores familiares (Imagem: REUTERS/Mariana Greif)

Depois de resistir a entrar em uma disputa religiosa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou nesta quarta-feira uma “Carta Compromisso aos Evangélicos” em que se compromete em manter a liberdade religiosa garantida em seus governos anteriores e ampliar o trabalho com as igrejas no atendimento aos mais pobres.

“Não há por que acreditar que agora seria diferente. Posso lhes assegurar, portanto, que meu governo não adotará quaisquer atitudes que firam a liberdade de culto e de pregação ou criem obstáculos ao livre funcionamento dos Templos”, diz o texto lido pelo ex-ministro Gilberto Carvalho em um evento com cerca de 300 religiosos evangélicos.

No documento, Lula lembra que aprovou a lei da liberdade religiosa no país e sempre atuou para garantir essa liberdade, mas que sentiu necessidade de fazer a carta em meio a uma série de notícias falsas que tem sido cultivadas contra ele.

“Em meio a este triste escândalo do uso da fé para fins eleitorais, assumo com vocês este compromisso: meu governo jamais vai usar símbolos de sua fé para fins político-partidários, respeitando as leis e as tradições que separam o Estado da Igreja, para que não haja interferência política na prática da fé”, diz a carta.

O documento aborda também outros temas no qual Lula tem sido alvo de seguidos ataques pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados, de que iria liberar as drogas no país, e que não defende os valores familiares.

“Outro compromisso que assumo: fortalecer as famílias para que os nossos jovens sejam mantidos longe das drogas”, diz a carta.

“O respeito à família sempre foi um valor central na minha vida, que se reflete no profundo amor que dedico à minha esposa, aos meus filhos e netos. Por isso compreendo o lugar central que a família ocupa na fé cristã”, acrescenta o texto assinado pelo ex-presidente.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!