Lula já colocou o Brasil no rumo de um desastre e não percebemos?
Por Thiago Salomão*
49 a.C. À época, o Senado romano proibia que qualquer exército entrasse na república local, sob risco de que isso levasse a um golpe militar. O rio Rubicão era a linha divisória que, se ultrapassada, dava direito a Roma declarar guerra contra o exército invasor.
Foi no comando da XIII Legião que Caio Júlio César cruzou esta fronteira sem expressa autorização. Ao fazer isso, ele violou a lei de Roma e tornou o conflito armado inevitável. “Alea jacta est” (a sorte está lançada), exclamou Júlio César ao passar pelo Rubicão.
Júlio César entrou em Roma, afastou Pompeu e, ao fim de uma longa guerra civil, submeteu o conjunto do Império Romano aos seus desígnios de ditador vitalício.
Cruzar o Rubicão tornou-se similar a dizer: “depois de cruzar esse ponto, não tem mais volta”. É o leite derramado. A pasta fora do tubo.
Lula cruzou o seu Rubicão?
A história do Rubicão foi a analogia que Bruno Coutinho, gestor da Mar Asset, utilizou durante sua participação no evento do Credit Suisse para ilustrar como tem sido sua reflexão sobre este início do governo Lula.
De todas as plenárias e debates que acompanhei ontem no 1º dia do evento do CS, esta foi a que mais me chamou atenção.
Será que Lula já cruzou o Rubicão e nós ainda não percebemos? Teria o presidente já tomado alguma decisão que contratará um desastre adiante, mas nós ainda não percebemos isso?
Até então, a grande decisão tomada pelo Lula foi a…
…Clique aqui para ler o texto completo.
*Thiago Salomão é cofundador do Market Makers.