Empresas

Lula fala sobre futuro dos dividendos da Petrobras (PETR4)

10 ago 2023, 19:47 - atualizado em 11 ago 2023, 9:06
Petrobras
No segundo trimestre de 2023, a companhia aprovou o pagamento de R$ 1,14 por ação em dividendos (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

O presidente Lula falou sobre os dividendos da Petrobras (PETR4) em visita ao Rio de Janeiro. De acordo com o chefe do executivo, a petroleira irá deixar de enviar seus dividendos apenas a acionistas.

“Vamos lançar o maior programa de investimento de infraestrutura que esse país já viu. A Petrobras vai parar de mandar todos os dividendos para os acionistas e mandar parte dos dividendos para se transformar em investimento para produzir mais gás, óleo, gasoduto e conhecimento científico e tecnológico”, afirmou.

A fala não difere do que Lula defendeu em sua campanha eleitoral. Até o momento, no entanto, a distribuição é vista como positiva. No segundo trimestre de 2023, a companhia aprovou o pagamento de R$ 1,14 por ação.

Além disso, a nova política de dividendos prevê a distribuição de 45% do fluxo do caixa em proventos, antes em 60%.

“Nem tão ruim quanto se temia, nem tão boa quanto esperávamos”, resumiu o BTG. Para o banco, a petroleira deverá gerar um dividend yield de 13% para 2024, “o que nos parece justo”.

Nas últimas semanas, destaca, os preços dos combustíveis da Petrobras divergiram significativamente da  paridade de importação mediante a alta do preço do petróleo — “estimamos descontos de 34% e 20% para gasolina e diesel, respectivamente  e acreditamos que o mercado deve voltar sua atenção para isso nos próximos dias”.

“Um potencial ajuste para cima pode ser muito bem recebido, enquanto um período mais prolongado sem ajustes pode superar a maioria dos aspectos positivos da nova política de dividendos“, completa.

Com Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar