Eleições 2022

Lula: “Estou certo de que vamos ganhar as eleições”, diz ex-presidente, após empate no Datafolha

20 out 2022, 10:59 - atualizado em 20 out 2022, 10:59
Lula Bolsonaro datafolha segundo turno eleições eleição 2022 política pesquisas
Barbas de molho: Lula vê Bolsonaro se aproximar e teme alta abstenção no segundo turno (Imagem: Flickr/Lula Oficial/Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) procurou mostrar confiança na vitória no segundo turno das eleições, durante entrevista coletiva nesta manhã, no Rio de Janeiro, onde participará de atos de campanha.

“Estou certo de que nós vamos ganhar as eleições”, afirmou o petista. A declaração vem no instante em que diversos institutos de pesquisa apontam uma reação do presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição no dia 30 de outubro.

Segundo Lula, a certeza da vitória vem do fato de que Bolsonaro “ganha pontos muito lentamente”, apesar da “enxurrada de dinheiro e de anúncios” que o governo tem injetado na economia e nos veículos de comunicação.

O risco de uma abstenção elevada no segundo turno tirar a faixa presidencial das suas mãos levou Lula a insistir na necessidade de a população sair de casa e votar no último domingo do mês.

“Nosso pessoal tem que continuar indo pra rua, tem que visitar as pessoas que não votaram, as pessoas que estão indefesas, para que compareçam e votem”, disse.

E, para não deixar dúvidas, frisou: “Nosso primeiro objetivo é diminuir o índice de abstenção”.

Na entrevista coletiva, o petista reforçou que continuará a cumprir a estratégia traçada pelo comando da campanha, insistindo na divulgação de bandeiras caras e tradicionais ao PT, como a geração de empregos e ganhos reais de renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula empata com Bolsonaro na margem, segundo Datafolha

Restando pouco mais de uma semana para o segundo turno das eleições, Jair Bolsonaro (PL) diminuiu a diferença para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto, segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira (19).

Segundo o levantamento, o ex-presidente permanece na frente e marca 49% das intenções de voto contra 45% dos atual presidente.

Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, as intenções de voto em Lula podem estar entre 51% e 47%; e as de Bolsonaro, entre 47% e 43%. Assim, eles estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro.

No último levantamento, Lula tinha os mesmos 49% e Bolsonaro marcava 44%. A diferença, segundo o instituto, veio da variação do votos brancos, que saíram de 5% na última pesquisa para 4% nesta.

Nos votos válidos, Lula marca 52%, contra 48% de Bolsonaro. Os indecisos somam apenas 1% segundo os dados divulgados nesta terça-feira.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!