Política

Lula entrega ministérios para Centrão; saiba como fica a Esplanada

07 set 2023, 12:41 - atualizado em 07 set 2023, 12:41
Celso Sabino, Silvio Costa Filho e André Fufuca ganham cargos e alinham-se à base de Lula no Congresso (imagens: Flickr/Câmara dos Deputados e Flickr/Presidência da República)

O governo Lula encerrou nesta semana o imbróglio envolvendo a reforma ministerial, dando três pastas ao dito Centrão em nome da governabilidade na Câmara dos Deputados, onde soma mais derrotas.

Ainda na quarta-feira (6), foram definidas três pastas para três integrantes de partidos do Centrão. Eis o que foi negociado:

  • Ministério do Esporte: sai a ex-voleibolista Ana Moser para dar espaço a André Fufuca, do PP (Partido Progressista);
  • Ministério dos Portos e Aeroportos: sai Márcio França e entra Silvio Costa Filho, do Republicanos;
  • Ministério do Turismo: sai Daniela Carneiro e entra Celso Sabino. A troca foi realizada ainda em julho.

Um novo ministério foi criado para acomodar Márcio França, depois de ele deixar a pasta de Portos e Aeroportos. A partir de agora, ele comandará o recém criado Ministério das Micro e Pequenas Empresas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caixa e Funasa na mira do Centrão

Há ainda outros cargos que devem ser negociados pelo governo. Um deles é a presidência da Caixa, hoje sob o comando de Rita Serrano, além das 12 vice-presidências do banco estatal.

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) também está no cardápio político. Hoje sob a presidência de Alexandre Motta, o órgão tem orçamento bilionário e é alvo de disputa.

As decisões devem vir após o retorno de Lula da reunião do G-20 na Índia.