Lula encerra campanha com caminhada em SP sob expectativa de vitória no 1º turno
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou neste sábado (1º) a campanha para Presidência com uma caminhada na zona central de São Paulo, rodeado de apoiadores, sob a expectativa apontada por pesquisas de intenção de voto de vencer a disputa no primeiro turno, no domingo.
Lula recebeu o apoio de milhares de apoiadores, que lotaram cerca de cinco quadras da Rua Augusta, na região central de São Paulo.
Sem poder fazer comício ou dar declarações ao público, Lula seguiu por quase dois quilômetros rodeado de apoiadores em um carro aberto, acompanhado de seu candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), e dos candidatos ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e ao Senado, Márcio França (PSB).
- ESPECIAL ELEIÇÕES | Dividendos em risco: Lula, Bolsonaro, Ciro e Simone Tebet querem taxar seus proventos e podem atacar sua estratégia de renda extra em 2023; veja o que esperar e como se proteger num material gratuito que liberamos para você. Basta clicar aqui.
Segurança reforçada
Lula dançou, pulou, cantou e recebeu camisetas, bandeiras e abraços. Apesar de aberto, o carro estava cercado por seguranças. Atiradores de elite estavam posicionado no alto de prédios ao longo de todo trajeto.
A preocupação com a segurança de Lula foi constante durante a campanha. A Polícia Federal, que faz a segurança e a análise de risco de cada candidato à Presidência, classificou Lula no nível de risco mais alto.
A caminhada em Sã Paulo, no entanto, transcorreu em um clima de tranquilidade. Não houve registros de tumultos, brigas ou confusões.
Ex-governador de SP, Alckmin fez sucesso entre os apoiadores e foi recebido com gritos de “o chuchu é nosso”, mostrando que conseguiu conquistar seu espaço dentro da base de apoio de Lula, apesar da resistência inicial de parte do PT.
No domingo, o ex-presidente votará no início da manhã em São Bernardo (SP) e depois deve acompanhar a apuração em um hotel no centro de São Paulo. Se vencer no primeiro turno, a campanha já reservou a Avenida Paulista para um ato em que Lula irá discursar.
Pesquisas deste sábado
Duas pesquisas divulgadas neste sábado reafirmaram a chance de Lula vencer já no domingo, mas com cenário de indefinição.
Levantamento CNT/MDA colocou o petista com 48,3% dos votos válidos, contra 39,7% do candidato à reeleição Jair Bolsonaro. Como a margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, Lula teria de 46,1% a 50,5% dos votos válidos, que excluem brancos e nulos e os indecisos da pesquisa. Para vencer na primeira rodada de votação, um candidato precisa ter mais da metade dos votos válidos.
Pesquisa Ipespe/Abrapel mostrou Lula com 49% dos votos válidos. Com a margem de erro do levantamento de 3 pontos percentuais, Lula teria de 46% a 52% dos votos válidos. Bolsonaro aparece com 35% dos votos válidos.
- ESPECIAL ELEIÇÕES | 3R Petroleum (RRRP3) e outras 3 ações se destacam para 2023, seja com Lula ou Bolsonaro. Veja o que esperar do dólar, euro, das propostas econômicas e dos investimentos num e-book gratuito que liberamos para você neste link.
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!