Eleições 2022

Lula eleito: “A roda da economia vai voltar a girar”; assista à íntegra do primeiro discurso como presidente eleito

30 out 2022, 22:09 - atualizado em 30 out 2022, 22:09
Lula presidente eleito primeiro discurso eleições eleição 2022 segundo turno
Lula presidente: “A partir de 1º de janeiro de 2023 vou governar para 215 milhões de brasileiros”, prometeu (Imagem: Divulgação)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou seu primeiro discurso como presidente eleito para passar uma mensagem ampla de pacificação do país. O motivo é óbvio: Lula venceu as eleições mais apertadas desde a redemocratização. Com 99,97% das urnas apuradas, o petista estava matematicamente eleito por uma estreita margem de 1,8 ponto percentual sobre Jair Bolsonaro (PL).

O petista, que conquistou seu terceiro mandato, contava com 50,90% dos votos válidos, contra 49,10% do atual presidente. Em números, Lula tinha 60,3 milhões de votos, ante os 58,2 milhões de Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assista à integra do primeiro discurso de Lula como presidente eleito.

Lula eleito: “Esta não é uma vitória minha, nem do PT”

“Esta não é uma vitória minha, nem do PT, nem dos partidos que me apoiaram nessa campanha. É a vitória de um imenso movimento democrático que se formou, acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais e das ideologias, para que a democracia saísse vencedora”, afirmou no início da fala.

“Neste 30 de outubro histórico, a maioria do povo brasileiro deixou bem claro que deseja mais – e não menos democracia”, acrescentou.

CLIQUE AQUI PARA VER A APURAÇÃO COMPLETA

Para não deixar dúvidas sobre sua disposição de reunificar o país, Lula voltou ao tema pouco depois. “A partir de 1º de janeiro de 2023 vou governar para 215 milhões de brasileiros, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somo um único país, um único povo, uma grande nação”, disse.

“Este país precisa de paz e de união. Esse povo não quer mais brigar. É hora de baixar as armas, que jamais deveriam ter sido empunhadas. Armas matam. E nós escolhemos a vida”, ressaltou.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!