Lula e o mercado é capa de revista nesta semana
As principais revistas desta semana trazem como destaque na capa um eventual terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e as incertezas na economia. Enquanto a Veja fala da “falta de clareza”, que traz inquietação ao mercado financeiro, a Carta Capital afirma que “os donos do dinheiro” tentam enquadrar o ex-presidente.
Já a IstoÉ Dinheiro destaca os nove pilares do que seria um “Plano Lula para a economia”. No levantamento, avalia o que deve ou não dar certo.
Rumo ao Centro
Para tanto, a publicação da Editora Três ouviu o vice na chapa do petista, Geraldo Alckmin; os pais do Plano Real que declararam apoio a Lula, além de outros especialistas.
De um modo geral, a IstoÉDinheiro afirma que o segundo turno “foi a deixa” que o mercado precisava para obter mais detalhes da condução econômica do petista. “E receber mais acenos de moderação, parece ter dado certo”, diz.
Voto de silêncio
Já a publicação semanal da Editora Abril vê “sinais contraditórios” do candidato durante os atos de campanha, que podem prejudicar o desempenho do petista na reta final do segundo turno. A Veja refere-se aos ataques de Lula ao teto dos gastos e à defesa de programas sociais que devem elevar os gastos públicos.
Segundo o periódico, Lula prefere o silêncio em um tema tão importante, como a economia. “Questionado sobre sua pauta econômica, (Lula) elabora discursos vagos”, diz a revista.
Lula vs. mercado
Por sua vez, a revista Carta Capital avalia que o petista tem resistido à pressão da opinião pública e do mercado financeiro. Afinal, Lula estaria com a “faca no pescoço”.
Segundo o periódico de Mino Carta, os “donos do dinheiro e da opinião” estariam tentando enquadrar o ex-presidente. Ao mesmo tempo, “fecham os olhos para os desmandos” de Jair Bolsonaro (PL).
Citando um empresário paulista, que preferiu não ser identificado, a publicação afirma que “o mercado não entendeu nada”, pois “esta eleição não é sobre regra fiscal”, mas sim “sobre costumes”.
Prêmio Os + Admirados da Imprensa!
O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!