Agenda do Dia

Lula e Haddad despertam a fúria dos empresários; confira a agenda desta sexta (05)

05 jan 2024, 8:13 - atualizado em 05 jan 2024, 8:13
haddad lula agenda empresários
Agenda: Medida Provisória de Haddad que dribla a desoneração da folha de pagamento não agradou aos setores da economia. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O plano do ministro Fernando Haddad de editar uma Medida Provisória para tentar driblar a desoneração da folha de pagamento vem gerando atritos entre o governo e setores da economia. Mas a relação parece ter piorado desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a MP.

Apesar de o governo ter jogado o início das regras para  1º de abril de 2024 — e não 1º de janeiro, como estava previsto — oito dos 17 setores foram excluídas do programa de desoneração.

Em nota, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação Nacional do Transporte (CNT) expressam a insatisfação com o caminho adotado pela equipe econômica.

Segundo as entidades empresariais, a medida aumenta os custos de empregar no Brasil e prejudica a competitividade do produto e do serviço brasileiros tanto no comércio internacional quanto no mercado interno.

“Além de equivocada do ponto de vista econômico, a MP 1202 anula decisões recentes do Congresso Nacional, que por duas vezes em 2023 decidiu pela manutenção da desoneração da folha de pagamento, tendo sido derrubado o veto da Presidência da República, numa demonstração inequívoca da vontade política”, diz a nota.

A agenda de Lula não foi confirmada. Vale lembrar que o presidente deixou Brasília no final de dezembro com destino à Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, onde passou a virada de ano, e continua despachando de forma remota. Ele retornou para a capital federal ontem, dia 4 de janeiro.

Congresso segue em período de recesso, enquanto o ministro Fernando Haddad volta de férias na semana que vem, dia 12 de janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Economia

A primeira semana do ano termina com os dados do payroll, o relatório de emprego nos Estados Unidos. As projeções são de 170 mil novas vagas criadas em dezembro.

Caso o payroll venha acima das expectativas, o Federal Reserve pode endurecer o seu discurso e manter a taxa de juros elevada por mais tempo. Isso acabaria de vez com as apostas de um reajuste para baixo a partir de março.

Além disso, hoje também tem o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro.

Horário País Indicador
04h00 Alemanha Vendas no Varejo (Novembro)
05h30 Alemanha PMI de Construção (Dezembro)
05h30 Zona do Euro PMI de Construção (Dezembro)
06h30 Reino Unido PMI de Construção (Dezembro)
07h00 Zona do Euro CPI (Dezembro)
07h00 Zona do Euro PPI (Novembro)
08h00 Brasil IGP-DI (Dezembro)
08h30 Brasil Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
08h30 Brasil Estatísticas fiscais
09h00 Brasil Produção Industrial (Novembro)
10h30 EUA Payroll
12h00 EUA Encomendas à Indústria (Novembro)
15h00 Brasil Balança Comercial (Dezembro)