Política

Lula diz que decisão da Petrobras de mudar política de preços é “vitória do povo”

16 maio 2023, 18:36 - atualizado em 16 maio 2023, 18:37
Lula
Ao prometer que as medidas que vêm sendo tomadas irão gerar empregos, Lula afirmou que deve anunciar até o fim o mês a política de investimentos nas áreas de infraestrutura, educação e no setor energético (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta terça-feira a decisão da Petrobras (PETR3PETR4) de mudar a sua política de preços de combustíveis como uma “vitória do povo”, lembrando que essa era uma das promessas da sua campanha eleitoral.

“Mais do que um compromisso assumido na campanha, uma vitória do povo. Estamos abrasileirando o preço da gasolina e do gás de cozinha. E isso é só o começo. Vamos investir na indústria e geração de empregos no país. O Brasil já está voltando a sorrir”, publicou Lula em seu perfil nas redes sociais.

A Petrobras anunciou mais cedo nesta terça-feira sua nova estratégia comercial para o diesel e a gasolina, abandonando a paridade de importação como base principal para os reajustes e passando a aplicar premissas que miram um “equilíbrio” entre os mercados nacional e internacional, o que, segundo a estatal, permitirá à empresa “competir de forma mais eficiente”.

Ao prometer que as medidas que vêm sendo tomadas por seu governo irão gerar empregos, Lula afirmou que deve anunciar até o fim o mês a política de investimentos nas áreas de infraestrutura, educação e no setor energético.

“Vai ter muita coisa para anunciar. Aguardem, porque vai ter a questão do desenvolvimento, geração de emprego, carteira profissional assinada”, afirmou o presidente, em vídeo publicado nas redes sociais.

Lula aproveitou para comentar a viagem que fará na quarta-feira ao Japão para reunião de cúpula do G7, ocasião em que planeja discutir “o papel do Brasil no mundo” e na questão climática.

“É muito importante a gente tirar proveito da importância da Amazônia e eu espero também colocar o Brasil como protagonista internacional”, acrescentou.