Política

Lula diz que chegou hora de taxar grandes fortunas, mas não vê maioria no Congresso para isso

26 out 2022, 11:48 - atualizado em 26 out 2022, 11:48
Lula
Lula também voltou a defender a taxação sobre lucros e dividendos, atualmente isenta de imposto, e repetiu a promessa de isentar de Imposto de Renda das pessoas que ganham até 5 mil reais mensais (Imagem: Flickr/ Lula Oficial/Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira que chegou a hora de taxar as grandes fortunas e os bancos, mas reconheceu que não há maioria no Congresso Nacional para avançar nessas propostas, pois, na visão dele, o Parlamento é composto por uma maioria de pessoas ricas que não querem ter seus recursos taxados.

Em entrevista à rádio Mix, de Manaus, Lula voltou a defender uma política tributária mais progressiva, na qual os que ganham mais pagam mais e os que ganham menos pagam menos, e foi perguntado se está na hora de cobrar impostos sobre grandes fortunas e dos bancos.

“Eu acho que chegou a hora, sempre é a hora”, respondeu o petista, que lidera as pesquisas de intenção de voto para o segundo turno da eleição presidencial no próximo domingo.

“O problema é que você tem uma maioria no Congresso Nacional que não quer. Até porque a maioria dos que estão no Congresso Nacional são pessoas que têm, de certa forma, posses, não são os pobres que estão dentro do Congresso Nacional… A maioria é de pessoas de classe média e classe média-alta, e alguns muito alta e muito ricos, e essa gente não quer taxar seu próprio recurso”, disse.

Lula também voltou a defender a taxação sobre lucros e dividendos, atualmente isenta de imposto, e repetiu a promessa de isentar de Imposto de Renda das pessoas que ganham até 5 mil reais mensais.

“Nós precisamos fazer as pessoas entenderem que pagar Imposto de Renda corretamente é fazer justiça neste país. Quem ganha mais, tem que ter a responsabilidade de pagar mais. E quem ganha menos tem que ter o direito de pagar menos. É assim, fácil. E precisamos convencer a sociedade”, disse.

Na entrevista à emissora manauara, Lula também se comprometeu com a manutenção da Zona Franca de Manaus e disse que os Estados que mais preservarem a floresta amazônica precisam receber uma compensação.

Ele também defendeu a demarcação de terras indígenas e disse que elas não atrapalham a produção no Brasil.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar