Agenda do Dia

Lula diz que Campos Neto está ‘louco’ e que ‘não tem compromisso com o Brasil’; veja o que movimenta a segunda-feira (08)

08 maio 2023, 8:32 - atualizado em 08 maio 2023, 8:32
Para Lula, Roberto Campos Neto tem compromisso com quem gosta de juros altos e com o ex-presidente Jair Bolsonaro. (Montagem: Money Times)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer críticas ao Banco Central. Durante uma declaração para imprensa em Londres, Lula ainda disse que Roberto Campos Neto não tinha compromisso com o país e sim com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Ele não tem nenhum compromisso comigo. Ele tem um compromisso com quem? Com o Brasil? Não tem. Ele tem compromisso com o outro governo, que o indicou. Isso é importante ficar claro”, afirmou.

Segundo o presidente, Campos Neto tem “compromisso com aqueles que gostam de taxa de juros alta”. Na semana passada, o Banco Central optou por manter a Selic em 13,75% ao ano, apesar da pressão do governo para baixar.

Lula ainda chegou a falar que o presidente da autoridade monetária estava “louco” ao declarar que para cumprir a meta de inflação de 2023, de 3,25%, seria necessário aumentar a Selic para 26,5% ao ano. A primeira vez que Campos Neto disse isso foi em março, durante um evento da BlackRock Brasil. No entanto, ele voltou a repetir isso em outras falas, inclusive na sabatina no Senado.

“Em uma entrevista outro dia, ele disse: ‘para atingir a meta de 3%, a taxa de juros tem que chegar acima de 20%. Tá louco? Esse cidadão não pode estar falando a verdade”, disse Lula.

Confira a entrevista na íntegra

Vale lembrar que na sexta-feira, o ministro Fernando Haddad também deu um puxão de orelha no Banco Central, em entrevista a rádio CBN. “Hoje, vi críticas à decisão do Copom no jornal Valor Econômico e minha opinião é que já poderíamos começar a recalibrar a política de juros”, disse.

Haddad diz que respeita a decisão por uma questão de institucionalidade do Banco Central, mas que as críticas não fazem parte de uma discussão política, e sim técnicas também.

Hoje, o ministro embarca rumo ao Japão para participar da reunião do G7.

Confira a agenda de Lula desta sexta-feira (05)

Horário Programação Local
9h Reunião com o Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta Palácio do Planalto
11h Cerimônia de sanção ao PL 8131/2017, que institui a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e retomada do Brasil Sorridente Palácio do Planalto
15h Reunião com o Ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho Palácio do Planalto
16h Reunião com o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira Palácio do Planalto

Economia

A agenda econômica começa a semana esvaziada, mas com o mercado esperando os dados de inflação nos Brasil e nos Estados Unidos. Lá na terra do Tio Sam, os números serão divulgados na quarta-feira, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sai na sexta-feira.

Confira a agenda econômica desta sábado-feira (08)

Horário País Indicador
Reino Unido Feriado
05h30 Zona do Eura Confiança do Investidor Sentix (maio)
08h25 Brasil Relatório Focus
10h Brasil Produção de Veículos (abril)
12h EUA Expectativas de Inflação ao Consumidor
16h Argentina Vendas no varejo (março)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar