Política

Lula diz que acordo com União Europeia será fechado em 6 meses se ele vencer as eleições

21 set 2022, 20:08 - atualizado em 21 set 2022, 20:08
Lula
O ex-presidente também afirmou que não é possível um governo fazer intervenção nas exportações, afirmando que quem quiser fazer “vai quebrar a cara” (Imagem: Facebook/ Lula)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista ao Canal Rural exibida nesta quarta-feira, que o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia será fechado em seis meses caso ele seja eleito em outubro para retornar ao Palácio do Planalto.

O acordo foi fechado em 2019 após 20 anos de negociações, mas sua entrada em vigor depende do aval dos Parlamentos dos países europeus, ponto que não avançou diante da pressão dos europeus alegando piora de indicadores ambientais do Brasil durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que é candidato à reeleição.

No mês passado, representantes da União Europeia buscaram o governo brasileiro, por meio do Itamaraty e do Ministério da Economia, com o objetivo de avançar nas negociações sobre o acordo com o Mercosul, após longo período de tratativas paralisadas.

Na entrevista ao Canal Rural, Lula afirmou ainda que o Brasil não precisa desmatar mais nada para aumentar sua produção agropecuária, e chamou de “gente grotesca” aqueles que ainda derrubaram árvores.

“Desmatamento é coisa de gente grotesca que pode prejudicar seu próprio negócio”, afirmou.

O ex-presidente também afirmou que não é possível um governo fazer intervenção nas exportações, afirmando que quem quiser fazer “vai quebrar a cara”.

Lula voltou a dizer que há pessoas no agronegócio com comportamentos fascistas, mas destacou que também há pessoas democráticas no setor e lembrou que sempre teve uma relação muito civilizada e produtiva com a área.

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar