Lula diz que 8 de janeiro foi tentativa de golpe, culpa Bolsonaro e defende despolitização das Forças Armadas
Uma tentativa de golpe, foi assim que definiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. Na ocasião, manifestantes invadiram e depredaram os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.
A afirmação foi feita em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (18). O presidente também afirmou que nenhum dos sistemas de inteligência do governo federal, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) às Forças Armadas, funcionou para prevenir os ataques de 8 de janeiro.
Ele disse que quando saiu de Brasília na sexta-feira com destino a São Paulo, informação era de que tudo estava tranquilo. “Se eu soubesse não teria viajado”, afirmou.
Lula disse ainda ter ficado com a impressão que o 8 de janeiro foi o começo de uma tentativa de golpe de Estado, e que os golpistas estariam “acatando ordem e orientação” que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria dado “durante muito tempo”.
Na mesma entrevista, o presidente afirmou que vai chamar os comandantes militares para discutir o fortalecimento das forças de defesa do país e a construção de uma forte indústria do setor no país.
Lula disse que pretende chamar a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para discutir a formação de uma indústria de defesa nacional.