‘Ninguém precisa saber’: Lula defende voto secreto no STF
O presidente Lula afirmou durante uma live semanal realizada nesta terça-feira (5) que “ninguém precisa saber” como votam os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). A medida seria para evitar “animosidade” nas ruas, segundo o mandatário.
“Se eu pudesse dar um conselho, seria o seguinte: a sociedade não precisa saber como vota um ministro da Suprema Corte”, disse o presidente.
Segundo ele, a sugestão é para “começar a pensar se não é um jeito de a gente mudar o que está acontecendo no Brasil”, dizendo que “daqui a pouco um ministro não vai mais poder sair na rua”.
A sugestão do presidente vem logo após o Ministério da Justiça ter recebido as imagens das agressões contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, durante viagem a Roma. Ele e o filho foram agredidos por brasileiros no aeroporto da capital italiana.
Outro fato que também pressiona Lula é o comportamento de seu ex-advogado Cristiano Zanin, que foi indicado ao STF pelo presidente. Na corte, os votos de Zanin têm incomodado alas progressistas, por serem considerados “conservadores”.
O novo ministro, que ocupou a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, proferiu recentemente voto contra a descriminalização da maconha e contra a equiparação de homofobia e transfobia como injúria racial, entre outros.
- Quer lucrar com dividendos? Veja o Top 5 de ações selecionadas pela Empiricus Research para buscar proventos em setembro, é só clicar aqui. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times!